“ CRIATURA” (“TITAN FIND” aka “CREATURE”) William Malone (1984) EUA

Se “THE HUMANOID” tentou parecer-se com – Star Wars – e “SKY PIRATES” gostaria de ter sido – Raiders of the Lost Ark, então [“CREATURE”] pretendia ser um filme do Riddley Scott á força toda.
Intitulado originalmente “TITAN FIND” pouco depois passou a chamar-se  “CREATURE” a quando do seu lançamento nos drive-in americanos da época e foi com esse nome que chegou por alturas de 1986 em VHS a Portugal na – Golden Age – dos Clubes de Video tugas.

creature01

[“CREATURE”] não engana ninguém. Nem sequer tenta.
[“CREATURE”] quer ser ALIEN.
E quer ser ALIEN de uma forma tão óbvia que não olha a meios para imitar tudo o que apareceu no filme original de Riddley Scott uns anos antes. Não só tenta reproduzir a atmosfera visual sombria do planeta alienígena, como tenta imitar o estilo de design “orgânico” dos cenários; em particular no interior da nave dos heróis que parece uma versão simplificada dos ambientes visuais que Moebius tinha criado para os sets de Alien onde nem falta aquele “traço” visual característico do desenhador que todos os fãs de BD europeia conhecem e que foi tão bem reproduzido no filme de Scott nos padrões das paredes, tubagens etc.

creature19 creature12

Bem, no filme de … William Malone não falta nada e se o realizador de – Sky Pirates – queria ser Spielberg, então claramente este realizador de [“CREATURE”] queria mesmo era ter sido Riddley Scott. Tudo neste filme presta … ehm…. – “homenagem” – ao estilo de Alien; e nem pede desculpa por nada, o que só lhe fica bem.
Uma coisa é um plágio feito por um admirador sem talento, outra coisa é um bom gamanço perpetrado por um artesão cinematográfico competente e por isso [“CREATURE”] no que toca ao melhor da imitação é um verdadeiro triunfo. Acho até que inclusivamente inventou o tipo de ambiente frio e azulado que depois apareceu em Aliens anos mais tarde e tudo. Ou pelo menos foi o primeiro filme do estilo onde este género de fotografia parece ter sido usada.
De resto tudo se gama.

creature11 creature11

Nem os gráficos dos computadores escaparam e durante a sequência de aterragem no planeta , ( obviamente semelhante á que aparece em Alien ) também aqui nos ecrans da nave vemos uma imagética gráfica que poderia ter feito parte dos restos daquilo que foi criado para o filme de Scott e não chegou a ser usado.
E nem lhes vou dizer nada sobre a música !
Espreitem o trailer pois tudo o que eu pudesse dizer agora não chegaria para descrever a experiência de total deja-vu musical que imediatamente nos ataca todos os sentidos.
Tal como aconteceu em “Sky Pirates” com – a marcha de … Indiana… Harris…. também em [“CREATURE”] se fecharmos os olhos e escutarmos a música durante o filme estamos sempre à espera de os abrir e vermos Sigourney Weaver…

creature13 creature06

Espera…
A rapariga acima não será a Ripley mas podem ter a certeza que se esforça bastante por ser. Aliás, na verdade não se esforça porque até no casting [“CREATURE”] acerta em cheio e realmente uma das grandes mais valias deste filme está no facto de que parece acertar sempre na imitação sem se notar qualquer esforço. Como se o plágio aqui fosse uma espécie de dom artístico.
[“CREATURE”] não é aquele tipo de rip-off que mete dó. Não é aquele tipo de plágio cinematográfico onde se nota a todo o instante que o realizador sofre horrores para conseguir …. ehm… “homenagear” o produto original.

creature22 creature18

Não; [“CREATURE”] é plágio de qualidade, rip-off bem executado, com tudo muito bem pensado e colocado exactamente onde deveria estar para funcionar.
Talvez por isso se tenha tornado um filme de culto instantâneo, daqueles que nem sequer foi atacado por ser uma imitação de Alien da forma que as outras dezenas que surgiram aos quilos nessa época o foram. Isto porque a crítica foi unânime em perceber que [“CREATURE”] até resultaria enquanto filme isolado da história do cinema.
Não terá a mestria de realização de Scott por detrás, mas se não tivesse existido um Alien antes e este filme tivesse sido o primeiro do género muito provavelmente teria sido também bastante marcante. Talvez não tanto num nível mais artístico, mas não seria de todo um daqueles filmes desprezados.
Tal como continua a não ser ainda hoje. Excepto pelas audiências modernas que infestam o IMDb e ainda não perceberam que um bom filme não tem que se parecer com um blockbuster ou sequer precisa de ter efeitos modernos para ser cinema de qualidade.

creature10 creature02

[“CREATURE”] não só tem uma boa atmosfera como é genuinamente ambiental em termos de horror clássico. Vai até mais longe que Riddley Scott foi e é nesse aspecto que soma pontos.
É raro encontrarmos um filme de terror –gore– com vísceras e baldes de sangue que saiba criar alguma atmosfera de medo. Actualmente Hollywood parece pensar que basta meter gente cortada aos bocados ( com CGIs) para a coisa assustar.
Ora [“CREATURE”] não teve CGIs mas soube criar uma atmosfera de incerteza e também bastante assombrada o que potenciou ainda mais as cenas sangrentas que depois utiliza bastante bem nas partes de suspense e acção.
William Malone sempre com uma direcção segura, dá-nos sangue quanto baste mas não se esquece de ir preparando o ambiente muito devagarinho, chegando até a trocar as voltas ao espectador que logo de início está convencido que de isto vai ser apenas mais um clone do Alien e espera apenas morfar pipocas relaxadamente sem se preocupar muito.

creature05 creature08

[“CREATURE”] é muito bom a criar uma atmosfera de medo ou até mais… de mistério. Tem aquele clima de mistério e exploração que falta na ficção-científica moderna e faz-nos explorar o descohecido com aqueles astronautas.
Alien tinha aquele clima de terror na incerteza do desconhecido, [“CREATURE”] pega numa atmosfera de casa assombrada muito bem conseguida com vários sets muito imaginativos e atmosféricos e vai aos poucos combinando uma narrativa “de fantasmas” clássica com o que pode gamar de Alien no que toca á forma como o monstro vai comendo depois cada um dos personagens sem nunca antes os mastigar muito bem primeiro.
Este é um pequeno grande filme para ser visto ás escuras e quando estiverem sozinhos; sim porque essa tanga do : – eu não tenho medo de filmes de terror, para mim só resulta porque praticamente ninguém mais os vê como devem ser vistos.

creature04 creature20

Um filme de terror não é para ser apreciado num écran de computador durante o dia, não é para ser visto com os amigos enquanto mandam bocas e comem pipocas como os imbecis em Hollywood parecem pretender que seja. Um filme de terror é para ser visto de noite, sozinhos e bem longe da luz numa casa vazia. De preferência em noite de tempestade.
Este não é o filme mais assustador do mundo, de todo. Mas se conseguirem ver [“CREATURE”] nas condições ambientais perfeitas irão perceber perfeitamente porque aquilo que poderia ser apenas um mau plágio de Alien é afinal um filme de terror com bastante personalidade por mérito próprio e merece plenamente o estatuto de filme de culto.

creature08 creature17

Este filme é uma excelente produção de série B. Tem pilhas de atmosfera, boas cenas gore com muito sangue, actores com algum carisma e até um par ou dois de personagens com que nos importamos depois. Isto apesar de começar inevitavelmente com a cena em que toda a tripulação está reunida no refeitório da nave e onde se discute os contractos laborais de cada um tal como Alien começa. Não me digam que estavam á espera que isto começasse de outra forma ?…

creature24 creature27

Por outro lado tem Klaus Kinsky que muitas vezes mete mais medo ao susto que o próprio alienígena que anda por aqui a mastigar pessoas.
Ah e também tem mamas. Gajas com mamas… o que será suficiente para aterrorizar muitos americanos, que como toda a gente sabe nunca viram nenhuma. Para esses,  [“CREATURE”] poderá ser um filme ainda mais aterrorizante.

creature28 creature07

[“CREATURE”] é outro daqueles filmes raros. Pelo que investiguei estou quase convencido de que Portugal foi o único país a ter uma cópia disto em 16:9 na altura do VHS quanto tudo era Pan & Scan !
Isto porque actualmente quem quiser ver este filme sem ter muito trabalho pode encontrar no Youtube uma cópia em 4:3 Vhs-rip americana do pior com imagem ( de má qualidade ) cortada dos lados; o que elimina por completo a  excelente atmosfera original pois não vão conseguir apreciar os bons cenários que foram construídos para este filme, nem a boa fotografia que o filme tem.

creature14 creature16

Por isso eu não recomendo de todo que vejam isto no Youtube !!
Afastem-se dessa má cópia.
[“CREATURE”] pode ser um rip-off mas está bem realizado e muita da sua eficácia enquanto filme depende totalmente dos enquadramentos que não poderão apreciar se o virem em Pan & Scan 4:3 num mau Vhs-rip.
Apesar da minha cópia VHS pirata de 1987 estar em 16:9 , parece que a primeira edição widescreen oficial deste filme surgiu agora pela primeira vez numa estranha edição DVD lançada em 2013 e que não teve qualquer distribuição nas lojas (excepto amazon.com ( totalmente esgotado)); sendo actualmente um dos dvds mais raros de FC que podemos tentar encontrar.

creature15 creature21

É um verdadeiro mistério, pois o dvd não só tem uma cópia restaurada em alta resolução como é um director´s cut e está carregada de extras. Inclusivamente tem um comentário audio com o realizador e elenco que, diz quem ouviu, parece ser do melhor. Agora… para que raio fizeram uma edição assim se nem sequer foi distribuída em grande escala na altura em que o lançaram ?!!
Tal como eu não imaginava até dias atrás, há por aí muito fã deste filme que nem sonha que [“CREATURE”] felizmente já está disponível na internet numa boa cópia para sacarem, já que pelo visto não se consegue mesmo comprar o DVD em parte alguma.

creature23 creature25

Pelo que me apercebi é o director´s cut (vou vê-lo hoje) e portanto será um rip desse mesmo dvd raro moderno, o que não podia ser melhor. Portanto meus amigos, se ainda não o fizeram é seguirem até este torrent e irem buscar esta cópia enquanto está online (8-11-2016).
Só é pena não trazer os extras…mas não se pode ter tudo…
Esqueçam as más cópias do Youtube.
[“CREATURE”] é para ser visto em condições, pois pode ser um clone do Alien mas é um excelente rip-off como muitas qualidades e que se recomenda vivamente a todos os que gostam de cinema de terror espacial feito com alma.

“Creature… it kills to live… and it lives to kill…”

e … in space (obviamente)  no one can hear you speak bullshit taglines too.
E … “Estar vivo é o contrário de estar morto.” embora neste filme…

—————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

[“CREATURE”] quer ser ALIEN e de uma estranha forma consegue-o plenamente dentro do estilo limitado dos filmes de baixo orçamento.
Não só copia bem o formato como adiciona uma boa pitada de horror clássico em estilo casa assombrada pelo meio que só lhe ficou muito bem. E zombies também.
Resumindo se pensam que já viram todos os clones de Alien mas nunca viram este, [“CREATURE”] é definitivamente aquele filme a ver pois é realmente um achado.

Cinco Planetas Saturno porque continua a ser tão bom e divertido hoje como era quando apareceu de repente em VHS décadas atrás vindo sabe-se lá de onde.

  

Curiosamente mais do que copiar Alien, [“CREATURE”] faz também lembrar o próprio filme que inspirou Dan O´Banon a escrever – Alien -;  o filme “PLANET OF VAMPIRES” realizado nos anos 60 por Mario Bava ( de que irei falar aqui em breve ) verdadeiro inventor do género dentro de um formato moderno para lá do que se fazia nos anos 50. Como o realizador William Malone ( numa linha Joe Dante ), é um confesso nerd conhecedor do cinema dos 50s e 60s dentro do género clássico da FC não é de admirar que [“CREATURE”] tenha ido beber também muito da sua atmosfera a esse filme.

creature30 creature26

A favor: excelente visual, óptimo ambiente de casa assombrada, muito sangue, copia tudo o que funcionou bem em Alien mas de forma muito eficaz, até o design do filme é gamado e por isso ainda parece mais genial, não é apenas um filme gore mas sabe criar tensão, na realidade não há nada neste filme que seja particularmente mau, é um excelente série-b sem pretensões a mais do que é e por isso funciona muito bem.

Contra: para todos os males não deixa de ser um rip-off do Alien com tudo o que isso implica de menos bom, o facto de nos comentários IMDb ninguém parecer perceber a filosofia do que está por detrás de um produto de baixo orçamento.

—————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER

Torrent com cópia bastante boa. (Ainda online em 8-11-2016).
http://www.filmpedia.net/index.php/movie/index/58903/Creature

creature29

REVIEW adicional
http://www.youwoncannes.com/2013/03/11/movie-review-titan-find-1985-dir-william-malone/

IMDb
http://www.imdb.com/title/tt0088961/combined

——————————————————————————————————

Filmes “semelhantes” de que poderá gostar:

capinha_last_days_on_mars capinha_moontrap capinha_cargo

——————————————————————————————————

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s