“IRON SKY – DICTATOR´S CUT” (“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”) Timo Vuorensola (2012) FINLANDIA / ALEMANHA / AUSTRALIA

[“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] é um blockbuster único por vários motivos.
Provavelmente será o blockbuster perfeito para quem como eu pensava que o cinema ultra comercial não poderia ter mais qualquer originalidade para lá de todos os enlatados habituais saídos de Hollywood.
Talvez porque ( surpreendentemente ) seja cinema Finlandês.

poster

[“IRON SKY”] tem capital Alemão e Australiano mas essencialmente é um filme Finlandês.
E mais ainda, não só é um blockbuster Finlandês como quase com toda a certeza será o primeiro blockbuster de orçamento confortável alguma vez realizado por um grupo de cineastas amadores sem qualquer experiência profissional naqueles moldes em que se entenderia o conceito se estivessemos a falar de cinema Americano.

iron-sky_13 iron-sky_14

É certo que todo o making of envolve gente com imenso talento técnico e de elevada qualidade a todos os níveis comparável com o melhor que há de profissional em Hollywood mas isso ainda torna [“IRON SKY”] uma produção mais fascinante.
Isto porque essencialmente não só foi parcialmente financiada por donativos online numa muito bem sucedida campanha Kickstarter de crowd-funding ao longo de três anos, como depois foi realizada por uma pequena equipa de jovens amadores cujo a única coisa no currículo tinha sido o web-filmeStar Wreck – In The Pirkinnin”.
Filme esse que eles tinham realizado um par de anos atrás filmando cenas com ecran verde dentro de um apartamento mas que quando foi colocado na net foi uma das primeiras “grandes produções” amadoras a tornar-se viral e a inspirar muita gente para também tentar fazer o mesmo dentro de casa.

iron-sky_73 iron-sky_40

A tal ponto que hoje “Star Wreck – In The Pirkinnin”está já oficialmente lançado em DVD, ganhou um par de festivais de cinema de culto e abriu as portas ao mundo “profissional” do cinema a um pequeno grupo de jovens universitários que até então tinham feito umas animações primitivas em computador e mais nada.
Um desses jovens, Timo Vuorensola viu-se de um momento para o outro na pele de realizador de um projecto como [“IRON SKY”] dirigindo actores europeus consagrados, como se fosse já um grande realizador em Hollywood ainda hoje ele não sabe bem como.
É caso para dizer que o verdadeiro “American Dream” ocorreu há um par de anos na Finlândia com o jovem Timo Vuorensola quando catapultado da noite para o dia do interior do seu apartamento para um estúdio a sério numa produção que pretendia rivalizar com qualquer blockbuster profissional saído de Hollywood.
E não é que o resultado foi extraordinário ?!

iron-sky_24 iron-sky_12

[“IRON SKY”] será por isso o filme amador mais bem produzido de todos os tempos pois “Star Wreck – In The Pirkinnin” chamou a atenção de um par de investidores que tudo fizeram para que Timo Vuorensola  conseguisse colocar no ecran esta aventura Nazi absolutamente original. Uma aventura com um toque politicamente incorrecto que se calhar, será até demais para certo tipo de público americano digerir.
Não deixa de ser extraordinário como tanto os investidores Alemães e os Australianos nem por um segundo duvidaram que esta pequena equipa de jovens “inexperientes” seriam capazes de levar a bom porto uma produção tão técnicamente complicada como esta, mas ainda bem que lhes deram essa confiança.

iron-sky_68 iron-sky_59

Não costumo recomendar muitos documentários de making of, mas se tiverem oportunidade de ver o que vem no bluray para [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] recomendo vivamente, pois demonstra claramente que se calhar para se fazer cinema capaz de competir com qualquer blockbuster americano não é de centenas de milhões de dólares que se precisa mas sim de gente com imaginação, talento e capacidade organizativa para gerir o orçamento que tiver á disposição; um pouco á semelhança dos “MYTHICA A QUEST FOR HEROES” ( outra produção amadora fabulosa ) ou de “CARGO” um filme Suíço de baixo orçamento que parece mais caro do que muita mega produção de centenas de milhões de dólares saída de Hollywood.

iron-sky_43 iron-sky_33

Como toda a gente sabe, quando os Nazis perderam a guerra, em 1945 estes partiram para o lado escuro da Lua e habitam por lá desde então preparando-se para daqui a um par de anos voltarem á Terra e invadirem o planeta nos seus discos voadores.
Com o que os Nazis não contam é que por volta do ano 2018, Sarah Palin será a nova presidente dos Estados Unidos com toda a certeza ( provavelmente depois de alguém (esperemos) ter dado um tiro no Trump); e como tal Sarah Palin como boa gringa militarista estúpida como uma porta estará plenamente preparada para enfrentar essa ameaça Nazi e comandar as tropas mundiais.
Tropas essas que surgirão do interior das Nações Unidas, esse grupo plenamente dominado pelos americanos ( visto que na ONU são todos idiotas ), para depois irem dar uma lição aos Nazis lunares bombardeando a sua casa na Lua.O que foi ? Não é um argumento realístico ?
Então os discos voadores vêm de onde ?!

iron-sky_27 iron-sky_7

[“IRON SKY”] são actualmente dois filmes e podem encontrar ambas as versões editadas em bluray á venda na internet. 
A primeira versão, que saiu inicialmente, passou nos festivais e inclusivamente teve estreia nos Estados Unidos é a versão curta.
Segundo o realizador não é  a versão que ele queria ter lançado mas foi obrigado a cumprir prazos e teve que criar uma montagem “final” em tempo recorde quando ainda algumas das cenas que ele queria incluir não estariam prontas em termos de composição e efeitos especiais.
Sendo assim, não só essas cenas ficaram de fora na primeira versão como inclusivamente houve cenas encurtadas.

iron-sky_29 iron-sky_10

A primeira versão para cinema de [“IRON SKY”] já era fascinante quanto baste, funcionou perfeitamente nos cinemas, ganhou prémios e elogios por todo o lado mas agora Timo Vuorensola não satisfeito conseguiu finalmente lançar a versão que originalmente tinha na ideia e que neste momento é conhecida como: [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”].

iron-sky_08 iron-sky_02

É sobre esta versão [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] que o meu texto agora incide.
Se eu tivesse no entanto que dar uma pontuação apenas –à versão original– eu diria que levava uns Quatro Planetas Saturno de classificação aqui no meu blog.
Sempre adorei este filme, mas também sempre achei que faltava algo que eu não conseguia bem identificar.
 Agora que vi [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] percebo perfeitamente o que senti, pois esta segunda versão com os seus 20 minutos extra de duração é quase um filme novo.

iron-sky_36 iron-sky_06

Além de ter muitas das cenas originais extendidas , contém ainda versões diferentes de tantas outras e inclui um monte de cenas adicionais totalmente novas, que finalmente tornam todo este universo alucinado bem mais coerente, tanto em termos de história, como principalmente no humor negro.
Coisa que faltava na versão “curta” lançada oficialmente há um par de anos atrás onde havia sempre algo que sabia a pouco. Especialmente na batalha final que pareceu sempre muito curta.
Portanto [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] é definitivamente a versão a ver a partir de agora, tal como as extended editions do The Lord of the Rings serão sempre as definitivas e ninguém pensará em ir rever as versões de cinema quando tem as versões integrais disponíveis.

iron-sky_65 iron-sky_74

Se não encontrarem [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] e só tiverem o [“IRON SKY”] original não ficam mal servidos pois este filme é muito criativo seja em que versão for. Agora se puderem optar, [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] é a versão que vocês querem ver, pois até novas cenas de efeitos especiais com batalhas no espaço isto inclui e como tal é bastante mais divertida do que a primeira versão.

iron-sky_66 iron-sky_32

É verdade, [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] contém inclusivamente um gag que irá passar completamente ao lado de quem nunca viu as centenas de variações com dobragens e legendagens malucas envolvendo Adolf Hitler em que Bruno Ganz já foi mais aproveitado para piadas do que alguma vez esperou vir a ser quando teve uma prestação dramática tão potente no filme original sobre as ultimas horas de Hitler.
Quem sabe do que eu falo, vai encontrar em [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] uma coisa conhecida. Um gag onde a realização faz a própria piada e só quem conhece bem o bocadinho de filme original irá perceber a referência que não podia estar melhor.
(Prestem atenção á montagem da cena…)

iron-sky_42 iron-sky_69

De resto [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] é um espectáculo visual. Contém muitos mais detalhes do que o primeiro cut e continua absolutamente notável em termos de design conceptual.
Todo o mundo Nazi Lunar onde em 2018 ainda vivem com a tecnologia de 1945 é absolutamente genial e verdadeiramente hilariante. As melhores piadas neste filme são normalmente até aqueles onde ninguém precisa de falar, basta olharmos para as imagens e para todo o ambiente visual das bases lunares Nazis na Lua.

iron-sky_28 iron-sky_20

[“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] contém uma estética steampunk absolutamente fantástica, tudo no mundo Nazi parece arcaico e antiquando mas ao mesmo tempo é verdadeiramente épico !
Quem planeou este filme fez um trabalho merecedor de todos os prémios e mais alguns. Tivesse isto sido um filme americano e teria pelo menos ganho um prémio qualquer pelo design de produção, pois é simplesmente notável na forma como usa o digital para extender muitas vezes até ao infinito pequenos sets que na realidade foram apenas filmados num espaço bem limitado contra um fundo verde e pouco mais.
Todo o mundo de [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] parece incrivelmente sólido e real e isso é o melhor que se pode dizer de cinema puramente digital naquele estilo que muito depreciativamente há alguns anos atrás era apelidado de – cinema photoshop.

iron-sky_09 iron-sky_30

[“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] é por isso, também um verdadeiro sucessor de “SKY CAPTAIN & THE WORLD OF TOMORROW”, filme que passou despercebido nas bilheteiras mas que foi sem sombra de dúvida um marco neste tipo de tecnologia onde com apenas um ecran verde e um grupo de gente com imaginação se consegue praticamente em casa gerar filmes de FC tão épicos como qualquer coisa saída de Hollywood.
Dentro do cinema puramente digital, [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] será provavelmente o melhor exemplo de como se usam as novas tecnologias caseiras ao alcance de toda a gente para criar algo extraordinário.

iron-sky_38 iron-sky_23

[“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] como seria de esperar é também muito politicamente incorrecto. E só não parece mais agressivo, porque como diz o realizador no documentário de making of, se calhar o seu humor é até demasiado seco para as audiências fora dos países nórdicos.
Coisa com que eu concordo plenamente. Sempre achei que certas piadas poderiam ter ido mais longe ou ter outro tom mais agressivo mas depois de ver os bastidores desta produção percebo perfeitamente que muito daquele humor lá pelo norte da europa será de morrer a rir.

iron-sky_52 iron-sky_76

Na verdade se há uma coisa que “falha” em [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] será precisamente o humor. Não que o filme não tenha piada porque tem, mas nunca se torna verdadeiramente hilariante apesar de tudo o que mostra no ecran.
E isto mais por culpa do próprio – pacing – com que as piadas são montadas do que propriamente por causa do conteúdo das mesmas; porque muitos dos gags têm um potencial verdadeiramente hilariante… apenas parecem sempre algo … frios… em muitos momentos para talvez poderem funcionar com todo o seu potencial fora dos países escandinavos; como refere o realizador no documentário de making of .

iron-sky_62 iron-sky_54

[“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] tem realmente uma atmosfera muito estranha enquanto filme. Talvez por ser tão diferente, original e ter tanta coisa para mostrar, muitas vezes não sabe bem se quer ser uma comédia alucinada, um thriller sério, um blockbuster de Hollywood ou uma sátira verdadeiramente negra e politicamente incorrecta que não perdoa ninguém a começar pela burrice dos americanos em geral.
Até mesmo nesta versão bem mais coerente sente-se que há por aqui qualquer coisa que ainda falta funcionar para que isto seja verdadeiramente uma obra-prima dentro deste género de cinema.
Talvez seja até porque não se percebe bem que género de cinema [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] quer ser.

iron-sky_58 iron-sky_49

O elenco é quase todo nórdico e alemão o que dá uma enorme autenticidade a toda esta produção, especialmente porque os Nazis na Lua falam realmente alemão e o Inglês só é usado nas partes necessárias de aventura e comédia que envolvem o herói do filme, um negro americano que tem o azar de ser apanhado pelos Nazis no meio da lua e estes transformam-no num “branco Ariano” de forma a “purifica-lo” da sua cor tal como pretendem fazer ao planeta inteiro quando o conquistarem.

iron-sky_56 iron-sky_41

Já agora grande destaque para a “Sarah Palin” do filme. Curiosamente nunca é referida pelo nome , mas as semelhanças são óbvias principalmente na estupidez e no militarismo militante. São dela algumas das melhores cenas do filme e não podiam ter escolhido melhor “presidenta” dos Estados Unidos, pois esta bimba acho que ainda consegue ser mais assustadoramente estúpida e inepta que o próprio Donald Trump actualmente.

iron-sky_77 iron-sky_47

Resumindo, [“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] é melhor e mais completo que o [“IRON SKY”] inicial e por isso leva mais um ponto do que eu teria dado á primeira versão.
No entanto continua a faltar ali qualquer coisa para o tornar verdadeiramente genial; e a culpa talvez seja da forma como o sentido de humor por vezes impede que o filme se defina claramente ou como comédia ou como aventura pois fica sempre a meio de qualquer coisa que não conseguimos identificar bem.

poster2

—————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

[“IRON SKY – DICTATOR´S CUT”] é definitivamente um filme muito diferente e muito divertido. Se calhar tem ideias boas a mais e muitas perdem-se a uma primeira visão.
Está carregado de gags bem pensados, é suficientemente politicamente incorrecto para chatear e ofender muita gente o que é óptimo e em termos criativos visualmente é do outro mundo.

Cinco Planetas Saturno ( para esta versão “Dictator´s Cut” )

    

É o filme ideal para quem ainda pensa que só em Hollywood se produzem blockbusters impressionantes visualmente. É também um excelente exemplo de que para se fazer FC realmente imaginativa nem sequer é preciso um orçamento megalómano.

A favor: o design é do outro mundo, todo o conceito Nazi Lunar está incrivelmente bem reproduzido e não faltam cenas na Lua, os personagens são divertidos, tem montes de humor negro e bem politicamente incorrecto, poderá ofender muita gente o que é fantástico, excelente uso de CGI, é um conceito original muito bem executado.

Contra: nunca se define bem se quer ser uma aventura, um thriller de FC, uma sátira, uma comédia ou qualquer outra coisa que não se percebe bem. Por vezes tem um certo ambiente frio que entra em choque com qualquer coisa que deveria ter sido realmente hilariante mas parece ficar a meio caminho por causa do humor nórdico ser por vezes tão seco e “sem graça (?)”…

—————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER – DICTATOR´S CUT

COMPRAR DVD – VERSÃO DICTATOR´S CUT – REGIÃO 2 – EDIÇÃO UK

iron-sky_01
https://www.amazon.co.uk/gp/product/B00GMFL95M/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1634&creative=6738&creativeASIN=B00GMFL95M&linkCode=as2&tag=cinaosolnas-21

COMPRAR BLURAY – VERSÃO DICTATOR´S CUT – REGIÃO ZERO (ALL) – EDIÇÃO UK

bluray
https://www.amazon.co.uk/gp/product/B00GMFL8YY/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1634&creative=6738&creativeASIN=B00GMFL8YY&linkCode=as2&tag=cinaosolnas-21

COMPARAÇÃO ENTRE A VERSÃO DE CINEMA E O DICTATOR´S CUT
http://www.movie-censorship.com/report.php?ID=153584

SITE OFICIAL COM CENAS DO IRON SKY 2
… que ainda anda em campanha de crowdfunding para recolher financiamento.
http://www.ironsky.net/

IMDb
http://www.imdb.com/title/tt1034314/

poster3

——————————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de :

capinha_cargo humanities_end capinha_starcrash capinhas_galaxina capinha_first-men-in-the-moon capinha_greenslime capinha-skycaptain

——————————————————————————————————————

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s