“A ILHA MISTERIOSA” (“MYSTERIOUS ISAND”) Cy Endfield (1961) INGLATERRA

Este é outro daqueles clássicos esquecidos da ficção-científica que me surpreende não ter ficado mais popular aqui por Portugal quando muitos anos atrás volta e meia a RTP passava “A Guerra dos Mundos” ou “A Máquina do Tempo” vezes sem fim na sessão de cinema das noites de quarta-feira. Lembram-se ?…
Que eu tenha notado no entanto [“A ILHA MISTERIOSA”] só apareceu por cá uma vez na televisão e já a meio dos anos 90 na RTP2 se não estou em erro; pois foi quando o descobri pela primeira vez visto que até então eu nem fazia ideia de que isto existia.

mysterious-island_02

Como sempre adorei cinema de FC antigo, [“A ILHA MISTERIOSA”] ficou-me imediatamente na memória a partir da primeira vez que o vi; principalmente por causa das divertidas animações de stop-motion com inúmeros monstros bastante prosaicos, tais como caranguejos, pássaros ou abelhas gigantes que aqui são pretexto para mais um trabalho do clássico mestre dos efeitos especiais, Ray Harryhausen.

mysterious-island_30 mysterious-island_54

Descobri também há pouco que [“A ILHA MISTERIOSA”] foi concebido pela mesma equipa de produção que nos deu “FIRST MEN IN THE MOON” um dos meus filmes de FC clássica favoritos. Talvez esteja aí a razão para não serem títulos muito conhecidos, visto que ambos os filmes são produções inglesas e não americanas  ( ao contrario de “A Guerra dos Mundos” ou “A Máquina do Tempo” ) e portanto até em termos de distribuição televisiva pertenceriam a um catálogo mais refundido que nem a RTP ( único canal da altura ) parece ter adquirido e por isso esta aventura nunca se popularizou por cá nas matinês  de fim de semana ou nas noites de cinema-à-quarta-feira – dos antigamentes.

mysterious-island_65 mysterious-island_37

[“A ILHA MISTERIOSA”] como o nome indica é a adaptação ao cinema do clássico livro de Julio Verne com o mesmo nome mas aqui numa versão ligeiramente diferente e mais apimentada. Os produtores acharam que se adaptassem apenas o conteúdo original do livro, o filme não iria ser suficientemente espectacular para o grande ecran e vai daí resolveram incluir à mistura umas cenas de porrada com monstros que vieram substituir algumas das cenas “mais chatas” do livro.

mysterious-island_49 mysterious-island_60

Para além dos monstros, [“A ILHA MISTERIOSA”] conta ainda inevitávelmente com uma presença feminina; que também não existe no livro. Desta vez os produtores fizeram naufragar na ilha também um par de beldades. Nomeadamente uma – “milfa” – para servir de par romântico ao herói mais velho e uma jovem pura e virginal para se apaixonar pelo rapazinho da história e incluir a obrigatória cena romântica aqui quase em jeito de “Lagoa Azul” por breves instantes…tirando a parte com as abelhas gigantes que vem logo a seguir.

mysterious-island_35 mysterious-island_66

Tudo isto poderia ter sido um desastre mas a verdade é que [“A ILHA MISTERIOSA”] é um filme divertido; especialmente na primeira metade da história.
Aliás, a primeira metade é realmente excelente; muito atmosférica, cativante e até algo “misteriosa” quanto baste seguindo bastante bem o ambiente do livro de Verne.
Apesar de incluir monstros e beldades à mistura nunca deixamos de sentir que o filme é uma boa versão cinematográfica do livro.
Na verdade de certa forma até o melhora em termos de sentido de aventura, pois se [“A ILHA MISTERIOSA”] se tivesse mantido no registo – história de sobrevivência – presente no romance original a coisa não teria tido o mesmo impacto e sido tão memorável.

mysterious-island_04 mysterious-island_05

Em termos visuais, a primeira metade do filme é um espectáculo ( e por breves momentos a segunda parte também conta com bons visuais de quando em vez ).
Nota-se que [“A ILHA MISTERIOSA”] é uma produção dos mesmos criadores de “FIRST MEN IN THE MOON” só pela qualidade dos – matte paintings – que estendem as paisagens naturais ( filmadas no sul de espanha ).
[“A ILHA MISTERIOSA”] está carregado de ilustrações muito atmosféricas que dão uma boa aura de fantasia a toda a primeira metade do filme e algumas até seguem bem o que já estava descrito no livro.

mysterious-island_07 mysterious-island_19

Para lá dos – matte paintings – [“A ILHA MISTERIOSA”] conta novamente também com um bom design de produção. Seja nas sequências iniciais passadas na Guerra Civil Norte Americana , seja nos cenários de estúdio que simulam os ambientes da ilha e não só, também neste filme houve muito cuidado com o visual, sets, adereços, etc.
FIRST MEN IN THE MOON” é uma aventura superior, mas por outro lado esse filme tem muito mais oportunidades para ser criativo do que a história de [“A ILHA MISTERIOSA”] poderia fornecer mesmo esticando a corda ao máximo em termos de alterações relativamente ao livro.

mysterious-island_09 mysterious-island_08

Não será – SPOILER – nenhum se eu disser que [“A ILHA MISTERIOSA”] é essencialmente uma espécie de sequela não oficial para “20.000 LÉGUAS SUBMARINAS”; ( tanto para o romance , como para o filme da Disney ).
Isto porque o Capitão Nemo é um dos personagens principais nesta aventura.
Inclusivamente havia interesse da produção em que James Mason voltasse a interpretar o papel que se tornou icónico com o filme da Disney e isso apenas não aconteceu para evitar problemas de copyright na altura calhando a Herbert Lom a (interessante) recriação do personagem original.

mysterious-island_38 mysterious-island_41

Mas é precisamente por causa das cenas com o Capitão Nemo que [“A ILHA MISTERIOSA”] infelizmente perde muita da sua piada logo a partir do meio da aventura.
Ao contrário do que acontecia no romance, agora neste filme Nemo e o Nautilus são logo revelados a meio da história para justificar as cenas de “acção” do resto do argumento.
O livro vivia do mistério sobre o enigmático benfeitor que por mais do que uma vez salvou os náufragos de morrerem face aos perigos naturais da própria ilha e o twist final seria a descoberta de que o Capitão Nemo afinal não tinha morrido nas “20.000 Léguas Submarinas”. O filme ignora isso por completo e até coloca o Capitão Nemo no poster promocional.
[“A ILHA MISTERIOSA”], para cinema desperdiça logo a meio da história todo o ambiente de mistério que tinha criando até então e é isso que depois torna o filme bastante desinteressante a partir daí.

mysterious-island_21 mysterious-island_46

A partir do momento em que Nemo e o Nautilus são revelados, o filme deixa de se parecer com um “FIRST MEN IN THE MOON” em estilo narrativo e entra por algo que se assemelha por demais com o pior daquilo que o produtor norte americano Irwin Allen depois tornou famoso nos (swinging) anos 60 com o intragável ( e rídiculamente aborrecidoViagem Ao Fundo do Mar por exemplo, ou pior ainda a sobrevalorizada e infantilmente chata série “Lost in Space”. Para nem falar de “Túnel do Tempo” e practicamente tudo o resto saído “da imaginação” de Allen nessa época.
Irwin Allen para mim foi sem sobra de dúvida um dos piores produtores/realizadores de FC de todos os tempos e não entendo de todo o culto á volta do seu trabalho.

mysterious-island_39 mysterious-island_42

Haveria muito a dizer sobre isto mas por agora fiquem com a ideia de que ele tinha um estilo muito próprio; uma estética 60s colorida muito característica e a maioria das suas aventuras cinematográficas mostravam os heróis reunidos em grupos falando sobre o que iam fazer ou fizeram em vez dos filme mostrarem os acontecimentos que seriam realmente emocionantes descritos nessas conversas. Depois os actores passeavam pelos cenários para os mostrar, havia sempre montes de personagens que não serviam absolutamente para nada e todas as sequências de suposta aventura eram aborrecidas e sem chama.
Infelizmente é precisamente essa a fórmula que se alastra por [“A ILHA MISTERIOSA”] a partir do momento em que Nemo aparece na história.

mysterious-island_31 mysterious-island_23

Depois do meio, [“A ILHA MISTERIOSA”] deixa de ser sobre o mistério da ilha e passa a ser sobre como poderão os heróis escapar do local quando o vulcão da zona está prestes a destruir tudo em redor. O pior é que não fazem muito por isso.
A maior parte da segunda metade do filme envolve todo o elenco sentado ao redor do Capitão Nemo falando imenso sobre o assunto ou a abordarem temáticas anti-guerra que já tínhamos visto discutidas em “20.000 LEGUA SUBMARINAS” da Disney precisamente no mesmo tom.

mysterious-island_22 mysterious-island_25

Infelizmente a segunda parte da aventura parece-se mesmo por demais com uma produção americana de Irwin Allen e não se percebe porque raio isso aconteceu quando anteriormente “FIRST MEN IN THE MOON” tinha feito tudo tão bem.
Até porque note-se, isto não é produzido por Irwin Allen, de todo. Ao menos isso…
Da segunda metade do filme salvam-se no entanto as cenas subaquáticas divertidas. Especialmente a que envolve como não podia deixar de ser, um combate com “um polvo” gigante; numa das animações stop-motion mais “clássicas” de sempre.
Não fosse esse bocado e [“A ILHA MISTERIOSA”] teria sido absolutamente desinteressante e esquecível a partir do meio.

mysterious-island_33 mysterious-island_58

Resumindo, [“A ILHA MISTERIOSA”] não deixa de ser um filme obrigatório, apesar da sua segunda metade fraquinha. Se gostam de FC clássica, ( gostam de Julio Verne/leram o romance ) e ainda não tiveram oportunidade de ver isto, vale a pena espreitarem; especialmente pela primeira parte pois é mesmo muito boa e só as pinturas de matte-painting com as paisagens valem a viagem.
A propósito, o bluray ( edição espanhola ) é muito bom em termos de qualidade e cópia.

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

[“A ILHA MISTERIOSA”] é mesmo um daqueles clássicos FC semi-obscuros mas que vale a pena descobrirem.  Poderia ter sido fabuloso se tivesse mantido a aura de mistério até ao final e “surpreendido” quem não conhecesse a história original com a ligação a “20.000 Léguas Submarinas”, mas infelizmente optou por perder muita da sua magia quando subitamente quase que muda de estilo de filme mais ou menos a meio da história.

mysterious-island_27 mysterious-island_36

De qualquer forma se procuram por FC clássica que ainda não tenham visto, [“A ILHA MISTERIOSA”] é muito recomendável mesmo, apesar das suas fraquezas ( especialmente numa cópia a 1080p ).

Três Planetas Saturno

 

Se viram “20.000 LÉGUAS SUBMARINAS” da Disney, é uma boa sequela em estilo bootleg que não vão querer perder mesmo.

A favor: os matte-paintings, o ambiente de mistério inicial, os monstros, os efeitos nada especiais em stop-motion animation.

Contra: revela demasiado cedo aquilo que se deveria ter mantido misterioso, tem talvez a pior e mais desinteressante luta contra piratas jamais filmada, tem mais sentido de aventura quando não mete cenas de acção do que quando as tenta apresentar ( exceptuando os monstros que são excelentes ), a segunda metade do filme já não é tão divertida ou cativante como a primeira parte, os puristas de Julio Verne irão odiar este filme por completo.

——————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER
AVISO *SPOILERS*
O filme está todo neste trailer ! Não sobra nada para ver !

 

COMPRAR DVD

dvd
https://www.amazon.co.uk/gp/product/B000071WJ1/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1634&creative=6738&creativeASIN=B000071WJ1&linkCode=as2&tag=cinaosolnas-21

Nota: existe uma edição DVD PT velhinha exactamente com esta capa e que poderão com sorte ainda encontrar em promoções de hipermercados.

COMPRAR BLURAY

bluray
Curiosamente a sua edição americana em bluray ou está esgotada ou atinge já preços absurdos; felizmente ainda pode ser encontrado baratinho na sua edição espanhola que poderão encontrar na amazon UK ou na amazon ES.
https://www.amazon.co.uk/gp/product/B00MEC0MPK/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1634&creative=6738&creativeASIN=B00MEC0MPK&linkCode=as2&tag=cinaosolnas-21

IMDb
http://www.imdb.com/title/tt0055207/

————————————————————————————————————

Se gostou deste vai gostar de:

  capinha-roadto-stars planeta-burg38 capinha_mechte-navstrechu capinha_things-to-come capinha_first-men-in-the-moon capinha_greenslimecapinha_devil-girl-from-mars


————————————————————————————————————

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s