“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH” (“SKINWALKERS”) Devin McGinn / Steve Berg (2013) EUA

Quem se interessa por enigmas ou temáticas mais alternativas, provavelmente conhecerá o caso do agora famoso “SKINWALKER RANCH”. Quem não conhecer está com azar pois a internet desde há alguns anos a esta parte está inundada de palha absolutamente imbecil sobre o tema e como tal já será muito difícil para alguém que chegue agora ao assunto conseguir separar os eventos originais e subsequente investigação séria que foi levada a cabo de todas as teorias mais alucinadas que já andam pela web desde à vários anos a esta parte.
Não será também com [“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] que ficarão mais informados sobre o tema.

SKINWALKERS_03

[“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] contrariamente ao que aponta no início não foi baseado em factos reais; nenhum rancheiro teve o seu filho raptado por ovnis nem nada do que aparece nesta versão cinematográfica em estilo found-footage alguma vez aconteceu nestes moldes no que toca ao verdadeiro caso.

SKINWALKERS_02 SKINWALKERS_40

Haveria muito para dizer sobre isto mas para não me dispersar, depois recomendo que vejam esta conferência sobre o assunto com o jornalista que primeiro trouxe o enigma para os media. Vale a pena, pois ao verem o filme depois de assistir a esta palestra irão acabar por lhe dar muito mais valor do que aparentemente se encontra mais uma vez espelhado na habitual classificação miserável que poderão encontrar no IMDb.

SKINWALKERS_19 SKINWALKERS_48

[“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] não adapta um caso em concreto, mas não deixa de ser um filme que fez bem o trabalho de casa. Nesta versão found-footage estão incluídos alguns dos fenómenos que ocorreram realmente ao longo de vários anos no verdadeiro rancho e todo o suspense da história está muito bem doseado na minha opinião, o que torna [“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] num bom exemplar dentro deste tipo de cinema que por vezes já chateia.

SKINWALKERS_49 SKINWALKERS_51

INVISTIGATE THE UNEXPLAINED, NOT EXPLAIN THE UNINVESTIGATED

O verdadeiro rancho Skinwalker, ( para aqueles que perguntam sempre por onde anda a ciência “de verdade” nestas coisas ) ; foi até à data um dos casos “paranormais” melhor investigados pela ciência dita “a sério”; tudo à sua volta envolveu vários anos de investigação sucessiva ( bem longe dos olhares dos media ) e Skinwalker é também um dos raros enigmas modernos que foi estudado exaustivamente a um nível multi-disciplinar tendo  a sua investigação integrado inúmeros institutos científicos de diversas àreas, laboratórios e todos os meios que normalmente a malta do debunking afirma que nunca existe nestas coisas.

SKINWALKERS_45 SKINWALKERS_06

O caso é por demais longo para detalhar agora, mas o assunto culminou no facto do governo norte americano ter acabado por comprar o rancho há um par de anos e actualmente é um local tão bem guardado e fora do alcance da população quanto a famosa Area-51.
[“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] não aprofunda muito do que se terá passado, mas é bastante eficaz a dar uma ideia do ambiente que envolveu todo o caso ao longo dos anos.
Nesse aspecto apesar de ser uma história inventada, é no entanto um filme particularmente divertido; especialmente se gostarem de títulos sobre enigmas ovniológicos. Digamos, que é parcialmente baseado num caso real e que a parte “parcial” está particularmente bem reproduzida.

SKINWALKERS_12 SKINWALKERS_43

Não será tão bom ou tão assustador quanto “THE 4TH KIND” ou “ALIEN ABDUCTION”, nem tão fiel ao(s) verdadeiro(s) caso(s) quanto “INTRUDERS” o tentou ser, ou tão mainstream quanto “DARK SKIES”, mas não deixa de ser um excelente filme de suspense dentro desta àrea ovniológica.
Alguns momentos são mesmo muito assustadores, sabe ir criado passo a passo um bom clima de terror e desorientação e usa a fórmula “Paranormal Activity” de forma bastante eficaz para nos dar cabo dos nervos.

SKINWALKERS_07 SKINWALKERS_10

Contrariamente ao que alguns utilizadores no IMDb comentam, [“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] é um bom filme de terror sim senhor; precisamente porque nas suas limitações acabou por se tornar naquele tipo de filme que nos faz imaginar mais do que mostra e nessa fórmula está a sua eficácia enquanto filme assustador. Enquanto espectadores passamos mais tempo arrepiados com o que imaginamos que poderá acontecer a seguir do que com o que o filme depois mostra.

SKINWALKERS_39 SKINWALKERS_35

Como [“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] não é um filme de porrada gore, não é um filme de acção com efeitos nem prega sustos inúteis de x em x minutos a malta das pipocas acha logo que não presta. E claro , a habitual e estúpida ideia de compararem aquilo que é um filme de muito baixo orçamento com qualquer blockbuster de milhões é algo que continua a ultrapassar-me por completo.
[“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] é um bom filme de terror e um óptimo filme de ficção científica de baixo orçamento também.

SKINWALKERS_04 SKINWALKERS_13

Não será tão criativo quanto por exemplo “THE DYATLOV PASS INCIDENT” nem terá o conceito imaginativo por detrás das motivações alienígenas que “AREA-Q” apresentou mas não é por isso que se tornará uma má proposta dentro deste género.
Não é tão campy quanto “EXTRATERRESTRIAL” nem tão documental quanto “FIRE IN THE SKY” e também não tem a inovação que na altura “ALIEN ABDUCTION : INCIDENT IN LAKE COUNTY” apresentou mas é uma boa proposta para quem já viu todo os outros e procura mais um título do género.

SKINWALKERS_53 SKINWALKERS_38

Penso inclusivamente que [“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] está mesmo muito bem realizado e não percebo porque as pessoas normalmente desvalorizam o trabalho por detrás da naturalidade deste tipo de cinema. Muita gente deve pensar que realizar found-footage movies será facílimo. Não é de todo e para provar o contrário temos exemplos falhanços como “AREA-51”.

SKINWALKERS_20 SKINWALKERS_11

AREA-51” falha em tudo o que [“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] acerta em cheio. À partida parecem incrivelmente semelhantes mas nem há comparação. Não só [“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] tem mais imaginação e variedade ao longo de tudo o que acontece durante a história como está particularmente bem realizado e nunca se torna vazio ou aborrecido. A montagem é muito boa e não passa muito tempo sem que nos esqueçamos por completo que estamos a ver uma ficção.

SKINWALKERS_44 SKINWALKERS_41

Até as interpretações na minha opinião são bastante boas. Não entendo aquelas criticas que cascam nos actores de found-footage apresentando-os sempre como maus actores. Aliás não entendo esse estigma sobre os actores de cinema de terror. Para mim se alguém consegue demonstrar este nível de pânico fingido numa história ; é um bom actor.
Se calhar até bem melhor do que muita gente poderá pensar. Coloquem-se em frente a um espelho e tentem fingir que estão com medo ou aterrorizados. Agora imaginem fazer o mesmo com cameras a volta, equipa técnica e tudo o mais.
Não me venham dizer que filmes como [“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] têm maus actores porque não é verdade.

SKINWALKERS_52 SKINWALKERS_46

Neste caso os dois protagonistas são inclusivamente os realizadores do filme e na minha opinião fizeram um óptimo trabalho com este título.
É certo, não é o filme mais original do mundo, não é o mais assustador, nem é o melhor filme sobre enigmas ovniologicos sequer. Mas tudo o que faz , faz mesmo muito bem; tem montes de personalidade e sabe mesmo construir tensão a partir do nada de uma forma que resulta perfeitamente.
Já revi este título umas quatro vezes e estranhamente é um daqueles filmes que se coloco no bluray só porque sim ( e porque o comprei ), acabo por ter vontade de o rever novamente do príncipio ao fim só para mergulhar de novo naquele ambiente.

SKINWALKERS_54 SKINWALKERS_35

[“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] é um bocado isso, uma boa experiência na construção de ambiente.
Faz o espectador sentir-se como um investigador do fenómeno e como sendo parte daquela equipa de nerds cientistas que resolvem tirar a coisa a limpo e neste caso, tentar descobrir o que aconteceu ao filho do dono do rancho que terá sido abduzido por luzes estranhas em plena luz do dia.

SKINWALKERS_21 SKINWALKERS_09

Infelizmente quando tudo parecia ir tão bem, só falha numa coisa que me irrita por demais neste tipo de cinema.
Mais uma vez estamos na presença de outro daqueles argumentos sem resolução final para a história.
É o mal habitual no found-footage; está sempre cheio de bons conceitos, bons desenvolvimentos, mas depois chega ao fim e nota-se que os criativos por detrás do filme não fizeram a mais pequena ideia de como poderia ser o final e portanto o filme acaba pura e simplesmente com mais uma daquelas sequências atmosféricamente “chocantes”, deixando tudo em aberto e negando de certa forma todo o conceito de investigação por detrás da premissa original para a história.

SKINWALKERS_17 SKINWALKERS_14

De qualquer  forma , eu gostei. Há aqui qualquer coisa de atmosférico que me cativa neste título apesar do péssimo final.
[“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] é mais um daqueles titulos do género que fazem parte da minha coleção e que irei rever ainda muitas vezes com toda a certeza.

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

[“SKINWALKERS” / “SKINWALKER RANCH”] não é original, contrariamente ao que afirma não é baseado num caso real específico, mas acerta em cheio na criação de ambiente a na forma como apresenta alguns dos enigmas que ocorreram realmente no caso real passado no verdadeiro rancho Skinwalker.
Bem interpretado, sabe criar tensão e são 80 minutos muito divertidos dentro deste tipo de cinema conspirativo ou ovniológico. O que mais se pode pedir de um found-footage que à partida não precisava de ir sequer tão longe ?

Quatro Planetas Saturno


   

É muito melhor do que o pintam no IMDb; é tudo o que “AREA-51” não foi, é bastante variado nas situações que apresenta, tem alguns momentos assustadores, uma carga sobrenatural muito bem misturada com a parte de ficção científica e ainda nos faz saltar eficazmente da cadeira um par de vezes.

SKINWALKERS_36 SKINWALKERS_34

A favor: a atmosfera, a realização, os actores, o clima de medo e de mistério.

Contra: mais uma vez parece que os criadores de outro projecto found-footage não fazem ideia de como terminar a história que inventaram e por isso o filme simplesmente acaba no final como poderia ter acabado logo no inicio sem se notar diferença nenhuma.

——————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER

——————————————————————————————————

COMPRAR BLURAY – REGIÃO B (2) – EDIÇÃO UK
Curiosa capa, pois gráficamente tem exactamente o mesmo estilo que a de “DARK SKIES”, o que só indica que há por aí um standart qualquer para o design gráfico nestas coisas do cinema ovniológico de baixo orçamento.

BLURAY

https://www.amazon.co.uk/gp/product/B00GMFL9AC/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1634&creative=6738&creativeASIN=B00GMFL9AC&linkCode=as2&tag=cinaosolnas-21

——————————————————————————————————

O VERDADEIRO SKINWALKER RANCH
Tudo sobre a investigação original que rodeou as anómalias registadas no verdadeiro local com o único jornalista e investigador que devem ter em conta neste tema, George Knapp.


——————————————————————————————————

——————————————————————————————————

IMDb
http://www.imdb.com/title/tt2881698

——————————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de :

capinha_extraterrestrial capinha_alien-abduction capinha_INTRUDERS capinha_area-q capinha_DARKSKIES capinha_4th-kind capinha_alien-abduction capinha_AREA 51

———————————————————————————————

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s