“THE FORGOTTEN” (“THE FORGOTTEN”) Joseph Ruben (2004) EUA

[“THE FORGOTTEN”] foi um daqueles filmes que passou completamente despercebido ( especialmente aqui em Portugal )  mesmo tendo tido na altura excelente aceitação por parte da crítica e bons comentários por parte de quem foi ver o filme.
Curiosamente é também um daqueles que se esquecem rapidamente mas não é por ter qualquer coisa de errado. Bem pelo contrário.

THE FORGOTTEN_01

Talvez por [“THE FORGOTTEN”] apesar de excelente nunca ter uma verdadeira atmosfera cinematográfica. Não tem o habitual sentido épico dos thrillers actuais, contém um bom enigma, excelentes interpretações com um elenco cheio de caras conhecidas mas no entanto parece-se mais com um produto televisivo do que propriamente com algo produzido para cinema.
[“THE FORGOTTEN”] poderia ter sido na boa o episódio piloto para um reboot dos X-Files e teria sido do melhor.

THE FORGOTTEN_18 THE FORGOTTEN_06

[“THE FORGOTTEN”] apresentou no cinema em 2004 aquilo que hoje é particularmente comum na televisão moderna, especialmente nas séries policiais. Aquela fotografia fria e sombria em permanentes tons de inverno azulado, aqueles enquadramentos televisivos aliados a uma montagem dinâmica que começamos depois a encontrar em coisas como CSI. Até a mais recente série dos X-Files que saiu no ano passado com a sua nova estética e abordagem visual modernizada deve qualquer coisa a um estilo que terá primeiro aparecido discretamente em filmes como [“THE FORGOTTEN”] à chegada do milénio.

THE FORGOTTEN_30 THE FORGOTTEN_15

Este thriller conta a história de uma mãe (Julianne Moore) que perde o filho num acidente de avião e que durante o seu processo de luto começa a começa no entanto a colocar em dúvida que a criança tenha alguma vez existido.
Isto porque o seu próprio marido lhe garante que nunca tiveram um filho, as fotografias em que a criança supostamente estaria presente afinal não a mostram em lado nenhum, os videos de bebé deixam de existir e uma sucessão de acontecimentos esquizofrénicos fazem com que o mundo de Julianne Moore neste caso se desmorone à sua volta quando lhe apresenta uma realidade bem diferente de tudo o que esta imaginou durante anos a fio.
Como não podia deixar de ser nem tudo é tão simples assim.

THE FORGOTTEN_14 THE FORGOTTEN_07

[“THE FORGOTTEN”] joga muito bem com o conceito. É uma história muito simples com uma explicação final ainda mais simples e nem por isso particularmente original mas não deixa de ser um excelente thriller sobrenatural, fringe ou de ficção-científica; daqueles que nem se vê muitas vezes no cinema embora não seja coisa rara em televisão.
No entanto são mais de 90 minutos com excelentes momentos, boas sequências de suspense, mistério quanto baste e uma atmosfera de incerteza que nos transporta até ao twist final sempre da melhor forma. Não se irão aborrecer com este filme apesar da sua aparência algo televisiva.

THE FORGOTTEN_12 THE FORGOTTEN_11

O único problema talvez esteja mesmo no final. O conceito não é particularmente original mas é uma boa abordagem à temática enigmática que percorre toda a aventura. Talvez seja no entanto no final onde [“THE FORGOTTEN”] perde um bocado o fôlego e onde se parece mesmo muito, mais apenas com um episódio de uma série televisiva do que com um título para cinema.
O facto de ser um thriller discreto sem practicamente nenhum efeito especial daqueles de tirar o fôlego isso faz com que pareça ainda menos cinemático na sua conclusão pois não carrega consigo aquele crescendo de tensão que supostamente culminaria em algo visualmente inovador ou espectacular no fim.
Em vez disso vai ficando cada vez mais simples e toda a sua tensão acaba por ter contornos mais intimistas do que outra coisa qualquer.

THE FORGOTTEN_05 THE FORGOTTEN_22

No entanto é um excelente filme na mesma. Quem gosta de X-Files vai estar em casa com [“THE FORGOTTEN”] e recomenda-se totalmente. Apesar de simples é um daqueles filmes que na verdade não tem sequer falhas de maior.
A história é excelente do príncipio ao fim, os protagonistas têm uma óptima química (Dominique West de “JOHN CARTER” está perfeito) e só peca porque um par de reviravoltas são para lá de previsíveis logo à distância o que lhe retira ainda mais aquele impacto final que deveria ter tido.
Mas não é grave.

THE FORGOTTEN_28 THE FORGOTTEN_32

[“THE FORGOTTEN”] é também por isso, um daqueles títulos de que convém não falar muito. Se nunca o viram, este é mais um daqueles sobre o qual não devem procurar qualquer informação antes de o verem pois é tão simples que qualquer coisa que possam ler irá inevitávelmente estragar-lhes o filme por completo.
Por isso eu também me fico por aqui em relação ao filme.

THE FORGOTTEN_24 THE FORGOTTEN_16

Já agora, se nunca ouviram falar do chamado “Mandela Effect“, não irão tirar verdadeiro partido da atmosfera deste thriller. Se sabem do que estou a falar [“THE FORGOTTEN”] é uma história excelente sobre esse tipo de fenómeno com que eu pessoalmente já me cruzei várias vezes até antes de saber que era algo generalizado.

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

[“THE FORGOTTEN”] é um pequeno mas excelente thriller sobrenatural que irá agradar por completo a quem gosta de temas fringe e em particular de X-Files.
Recomendo vivamente.

Cinco Planetas Saturno

    

É realmente excelente, tem um óptimo argumento para o género e só é pena não conseguir ultrapassar aquele feeling televisivo. Na altura foi na verdade até algo inovador, mas as hoje em dia todas as séries modernas de acção copiam este estilo e por isso a força perde-se um bocado.

THE FORGOTTEN_35 THE FORGOTTEN_09

A favor: o argumento, Julianne Moore, o resto do elenco, o enigma, é divertido, tem uma boa conclusão para a história, podia ser o episódio piloto para um reboot dos X-Files, excelente história a partir do conceito de “Mandela Effect”.

Contra: parece demasiado televisivo em alguns momentos, há por ali reviravoltas que se adivinham a milhas e o final apesar de bom não é o culminar de uma tensão acumulada como devia ter sido, o puto que faz de filho de Julianne Moore não tem um pingo de presença de ecran e encalha um bocado toda a naturalidade das cenas em que aparece.

——————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER

——————————————————————————————————

COMPRAR DVD – REGIÃO 2 – EDIÇÃO UK

dvd

https://www.amazon.co.uk/gp/product/B0006ZLD14/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1634&creative=6738&creativeASIN=B0006ZLD14&linkCode=as2&tag=cinaosolnas-21

——————————————————————————————————

Mandela Effect

——————————————————————————————————

——————————————————————————————————

IMDb *Spoilers*
http://www.imdb.com/title/tt0356618

——————————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de :

capinha_alien-abduction capinha_CHILDHOODS-END.jpg capinha_INTRUDERS capinha_area-q capinha_DARKSKIES capinha_4th-kind capinha_SKINWALKERS.jpg capinha_COHERENCE.jpg

———————————————————————————————

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s