“DEFIANCE” (“DEFIANCE”) Kevin Murphy / Rockne S. O’Bannon (2013-2015) CANADA

Sabem aquela altura em que acabam de ler um livro tão espectacular que de repente tudo o resto a seguir lhes parece por demais banal para valer sequer uma referência de recomendação aos amigos ?…
Tem sido essa a minha sensação desde que vi VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS”.
Depois daquele filme de Luc Besson, que eu considero ser uma das melhores space-operas de sempre para cinema, parece-me que tudo o resto que tentei ver dentro da ficção científica pouca importância ou impacto teve em mim e daí eu não me ter apetecido escrever ultimamente aqui para o blog.
Foi nesse estado de espírito que por acaso ao tentar encontrar na amazon UK, algo que me pudesse fazer voltar a interessar pelo género me deparei com uma série de ficção-científica da qual já tinha um dia, visto um episódio no SCI-FI CHANNEL 
embora não lhe tenha ligado muito na altura.

Defiance-64

Chama-se [“DEFIANCE”] , está(va) em Bluray à venda na Amazon Uk numa caixa com os 30 e tal episódios completos a pouco mais de 15€ e num daqueles impulsos consumistas e com sede por boa ficção-científica, comprei-a só porque estava mesmo a preço de saldo pensando até que muito provavelmente não iria passar do primeiro disco quando a tentasse ver.
Aliás, até há duas semanas atrás eu pensava que esta não teria sequer passado do episódio piloto que eu tinha visto na altura mas para minha surpresa parece que durou três temporadas.
E ainda bem.

Defiance-61 Defiance-18

Mais uma vez e para minha grande surpresa MESMO, [“DEFIANCE”] não só me agarrou do princípio ao fim como neste momento posso dizer que não é apenas uma das melhores séries de ficção-científica que alguma vez vi como dentro de um certo contexto é muito bem capaz de ter sido mesmo a melhor que já me passou pela frente até hoje; ( semelhante a “BABYLON-5” no melhor e mais original dos sentidos ).
E acreditem-me, desde o ESPAÇO 1999 que vi aos 7 anos (em 1977) até [“DEFIANCE”] aos 47 eu já vi muitas !
E desde “DOWNTON ABBEY” que eu não encontrava uma série tão viciante ao ponto de me afastar de cinema durante quinze dias só porque não conseguia parar de ver o episódio seguinte e o disco seguinte e temporada seguinte…

Defiance-58 Defiance-53

DOWNTON ABBEY

E por falar em “DOWNTON ABBEY”… sim, essa série que não tem nada a ver com ficção científica passada nos anos 20 e que gira à volta da vida de lordes ingleses e respectiva criadagem…

[“DEFIANCE”] foi a coisa mais parecida que vi até agora desde “DOWNTON ABBEY” e têm muitos mais pontos em comum do que tanto eu como vocês alguma vez poderíamos, ou poderão imaginar.
Tal como “DOWNTON ABBEY” , [“DEFIANCE”] assenta acima de tudo nos personagens e toda a alma da sua história ganha uma vida enorme precisamente por causa disso.
Se em “DOWNTON ABBEY” a casa e o ambiente era apenas um pretexto para nos dar a melhor colecção de histórias humanas de sempre numa série televisiva daquele género, passa-se exactamente o mesmo agora com [“DEFIANCE”].

Defiance-37 Defiance-27

[“DEFIANCE”] pode passar-se num planeta Terra geneticamente modificado por uma praga alienígena resultante de um enorme conflito entre várias raças extraterrestres que vieram parar ao nosso mundo, mas isso é apenas background.
[“DEFIANCE”] poderia passar-se em “DOWNTON ABBEY” e “DOWNTON ABBEY” poderia estar situado na cidade de “DEFIANCE” que não faria qualquer diferença em termos de argumento no que toca à relação entre os vários personagens; inclusivamente no tipo de humor negro hilariante extremamente inesperado e por vezes seco como o raio que ambas as histórias apresentam.
Se viram “DOWNTON ABBEY” e ainda hoje recordam o personagem de Maggie Smith como um dos melhores (mais humanos) e mais hilariantes personagens de todos os tempos têm o seu equivalente em [“DEFIANCE”] no personagem da médica alienígena que ao longo de toda a série ( embora com menos tempo de ecran ) tem tiradas dignas de também serem colocadas em T-shirts para nosso divertimento.

Defiance-42 Defiance-06

[“DEFIANCE”] é uma série muito bem escrita a nível de personagens.
É certo que por detrás do seu conceito base, a história tem inúmeros clichés; especialmente clichés “telenovelisticos” e muito em particular clichés de Western pois essencialmente esta é uma aventura de ficção científica em estilo cowboys steampunk passada num futuro próximo. MAS !…
Mas para fazer tudo isso funcionar como um verdadeiro relógio Suíço, também [“DEFIANCE”] conta com excelentes argumentos. Não há um único episódio que seja só para encher e cada segundo no écran conta para desenvolver a história.
Precisamente como aconteceu em “DOWNTON ABBEY”.

Defiance-52 Defiance-34

PERPÉTUA do SCIFI …

Outro grande ponto em comum entre ambas as séries é essencialmente a forma como nos faz adorar os vilões ao mesmo tempo que os odiamos.
Se gostaram do personagem do (desprezível) mordomo Thomas e de toda a galeria de vilões em “DOWNTON ABBEY” preparem-se para os vilões que encontrarão em [“DEFIANCE”].
Principalmente preparem-se para o casal mais carismático, desprezível e divertido de todos os tempos. 
[“DEFIANCE”] poderia ser só sobre os personagens Datak Tarr e Stahma Tarr e funcionaria na mesma.

Defiance-46 Defiance-31

Aliás, a partir de certa altura parece que todos os outros quase que lá estão para potenciar o drama, as malvadezas e tudo o que há de divertido ao redor desse casal de extraterrestres do demo.
Além de serem personagens extraordinários e por vezes hilariantes é ao redor deles que se passam os momentos mais inesperados e chocantes de toda a história para nosso divertimento e permanente surpresa.
É que além de serem maus como as cobras depois têm como contraponto uma certa aura que faz lembrar a velha telenovela Brasileira , “Tieta do Agreste”. Sim, essa mesmo. Os leitores mais velhinhos irão perceber a referência quando virem [“DEFIANCE”].

Defiance-45 Defiance-57

O casal Tarr por vezes faz lembrar o melhor e mais divertido ao redor daquela personagem hilariante da irmã da Treta do Agreste, a Perpétua que era capaz de tudo mas depois sofria os mais hilariantes revezes nos seus planos fracassados quase ao melhor estilo Coyote e Road-Runner.
É esta a melhor coisa que lhes posso dizer para descrever o casal Tarr sem lhe estragar a série toda.
Aliás em termos de representação e presença de écran , tanto Datak Tarr como Stahma Tarr quase que roubam por completo todas as cenas em que aparecem; em especial Stahama Tarr que é um daqueles personagens arrepiantemente inesquecíveis e em que a actriz Jaime Murray tem uma composição absolutamente extraordinária. 
Acreditem-me, não vão conseguir tirar os olhos dela por muitos e variados motivos.
Se nuns momentos aparece extremamente sensual, noutros quase que faz lembrar uma aranha tentando atrair uma mosca para a sua teia e gela-nos os ossos com a sua delicadeza mortal.

Defiance-47 Defiance - Season 2

HISTÓRIAS DE AMOR COM SEXO A MONTES

[“DEFIANCE”] contém na sua estrutura várias histórias de amor. Todas funcionam porque como já disse esta série está mesmo muito bem escrita e nunca há um personagem na história que esteja ali apenas para encher.
[“DEFIANCE”] por isso mesmo tem também a coragem de incluir mais do que uma história de amor particularmente politicamente incorrecta ( que obviamente não caiu nada bem nos States ) mas de que não posso dizer mais nada para não estragar a surpresa. E não será muito bem o que provavelmente estarão a pensar.

Defiance - Season 3 Defiance-26

Digo apenas que o próprio conceito de [“DEFIANCE”] enquanto futuro apocalíptico explora muito bem tudo aquilo que hoje na nossa sociedade muito arrumadinha são convenções sociais, moralistas ou sexuais e de que forma tudo isso iria ao ar se a humanidade de repente tivesse de passar pelo que acontece nesta história que podem acompanhar ao longo das três temporadas.
E [“DEFIANCE”] não é nada politicamente correcto ao fazê-lo, sendo essa umas das grandes mais valias de toda a aventura e também muitas vezes o motor para as cenas mais hilariantes; isto porque [“DEFIANCE”] é bem capaz de ter as cenas de sexo mais divertidas dos últimos tempos e no segundo a seguir deixar-nos em choque.

Defiance-16 Defiance-63

DATAK E STAHMA

Entre as várias histórias de amor, não há nada que se compare ao que [“DEFIANCE”] nos preparou em relação ao casal de vilões (ou anti-herois).
[“DEFIANCE”] é bem capaz de ter a melhor história de amor de todos os tempos numa série de ficção-científica e não lhes posso dizer muito mais porque irão adorar descobrir por vocês mesmo a forma como a relação deste casal desprezível de repente se torna quase no coração e na alma de tudo o que envolve a história até ao último momento.
A forma como o argumento joga com o conceito subjectivo de herói ou anti-herói é admirável; passa por todos os personagens da história mas nada se compara ao que os argumentistas escreveram para Datak e Stahma.

Defiance-30 Defiance-36

Mais uma vez temos aqui um paralelo inevitável com “DOWNTON ABBEY” no que toca à história de amor entre Master Bates e Anna Bates nessa série sobre Ladies e Mordomos ingleses do início do sec.XX.
Se também gostaram de “DOWNTON ABBEY” pelo humanismo que foi colocado até nos personagens mais ambíguos no que toca á forma como as suas histórias de amor foram escritas para a série vocês nunca irão esquecer o que irão ver na relação entre Datak e Stahma em [“DEFIANCE”].
E ainda terão motivos para muitas discussões morais e filosóficas entre amigos.
E não me digam que não gostam de FC porque eu também pensava que não gostava de dramas passados entre mordomos e lordes ingleses e “DOWNTON ABBEY” hoje em dia tornou-se a minha série favorita de todos os tempos. E não é de ficção-científica !

Defiance-51 Defiance-07

[“DEFIANCE”] anda agora lá bem perto pela forma como ambas as séries se tocam no tipo de histórias humanistas e personagens ambíguos que criaram, mas principalmente porque são duas séries que eu não tenho duvida nenhuma ainda irei rever do principio muitas vezes ao longo da minha vida só pelo prazer de voltar a reencontrar aqueles personagens.
Acontece-me permanentemente ter vontade de rever “DOWNTON ABBEY” e para minha surpresa também com [“DEFIANCE”] agora que acabei de ver todos os episódios há vários dias e já me apetece colocar o primeiro disco para voltar a ver tudo do início; coisa que provavelmente irei fazer em breve com a minha mulher.

Defiance-60 Defiance-44

REFUGIADOS E EMIGRANTES

[“DEFIANCE”] nunca esteve tão actual. Para lá de todas as relações pessoais que envolvem cada personagem, a série é também sobre um mundo onde co-existem inúmeras raças e outra grande base do seu conceito gira à volta da integração e da convivência desses vários seres que um dia chegaram do céu de vários pontos do universo e viram-se presos no planeta Terra sem poderem voltar para casa, por motivos que não irei revelar agora pois fazem parte da história.

Defiance-55 Defiance-38

[“DEFIANCE”] é portanto sobre refugiados também. Contrariamente a séries como Star Trek onde actualmente tudo o que é extra-terrestre parece não passar de uma enorme metáfora política evidente constantemente atirada à cara do espectador, [“DEFIANCE”] evita todas essas armadilhas narrativas e consegue no entanto falar sobre inúmeras temáticas sem nos impingir “o tema da semana” como acontece por demais na FC televisiva contemporânea muitas vezes.
Há uma história central e tudo o que aparece em cada episódio é determinante para fazer avançar a história em primeiro lugar, mas isso não evita que lateralmente se toque em inúmeros tópicos contemporâneos. Sempre muito bem integrados e é esta outra das grandes virtudes de [“DEFIANCE”] enquanto série muito bem escrita.

Defiance - Season 2 Defiance-23

E por falar em alienígenas, outra coisa extraordinária em [“DEFIANCE”] é a forma como cada raça foi incrivelmente pensada ao detalhe. Inclusivamente vários idiomas foram criados por um linguista que levou a tarefa mesmo a sério e muitos episódios são inclusivamente falados num idioma extra-terrestre qualquer que logo esquecemos ser imaginário de tão natural e incrível que nos soa aos ouvidos.
Neste ponto os actores têm uma nota muito alta também pois são sempre extraordinários nesses momentos.

Defiance-33 Defiance-22

ANTI-LAND OF OZ

[“DEFIANCE”] não parece a um primeiro olhar, mas tem um design absolutamente incrível. Não se nota porque tomamos logo por verdadeiro à partida todo aquele detalhe presente no mundo apocalíptico.
De vez em quando a série tenta esticar o seu orçamento limitado e abre-se em ambientes mais épicos e é aí que de repente pensamos: – épá e não é que o concept design disto é verdadeiramente bom ?!
Acima de tudo é muito imaginativo e [“DEFIANCE”] tem um dos melhores concept designs que vi ultimamente e vai evoluindo à medida que os episódios se sucedem culminando num episódio final onde se nota que a malta gastou o dinheiro todo que tinha para nos dar uma conclusão visualmente impactante para a história.

Defiance-50 Defiance-09

O CGI não é por vezes do melhor embora vá evoluindo ao longo do tempo e muitas das cenas de acção no exterior da cidade notam-se à distancia que foram sempre filmadas no mesmo sitio mas nem isso é suficiente para penalizar [“DEFIANCE”] ; pois afinal isto é uma série totalmente canadiana com um orçamento modesto e como tal penso que os seus criadores estão de parabéns pelo conseguiram com tão pouca margem de manobra.
Outra coisa fabulosa é a forma como usa a banda sonora para nos dar uma atmosfera “outlaw” permanente e também pontuar de forma notável os melhores momentos emotivos da aventura.

Defiance-12 Defiance-43

Desde Johnny Cash a David Bowie passando por inúmeras versões alternativas de coisas muito conhecidas escritas de propósito para a série a componente musical em [“DEFIANCE”] é mais outra coisa a prestarem atenção. Até eu que nunca me interessei por “Nirvana” tenho que admitir que a forma como uma certa música foi usada numa certa cena me arrepiou por completo.

Defiance-54 Defiance-56

O FIM DO MUNDO

Pode não ter havido quarta temporada, (muitos americanos não gostaram nada de que [“DEFIANCE”] só tivesse uma única actriz americana no elenco e tudo o resto fosse elenco internacional ); mas contrariamente ao que costuma acontecer quando uma série é cancelada e deixa toda a gente pendurada ao ser retirada do ar, os criadores de [“DEFIANCE”] recompensaram e bem os espectadores fieis e deram-lhes não só um final excelente , como visualmente muito bom e com uma enorme humanidade por detrás da pirotecnia; fechando em grande e de forma muito poética toda a história e deixando-nos com muitas saudades daqueles personagens mal tudo acaba.

Defiance-13 Defiance-03

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

Para minha grande surpresa, [“DEFIANCE”] foi sem sombra de dúvida uma das melhores séries de ficção-científica que vi até hoje e num certo contexto muito específico em termos de envolvimento e empatia com os personagens não sei até se não terá mesmo sido a melhor série do género que vi até hoje ( e Battlestar Galactica já tinha colocado a fasquia bem alto ).
São apenas três temporadas que não ocupam muito espaço, não há um único episódio que não seja ou excelente ou muito muito bom mesmo ( curiosamente talvez o piloto seja até o mais fraco de todos ) e quando a produção soube que o Scifi Channel não ia renovar para uma quarta série tiveram a decência de concluir a história não apenas de uma forma perfeita, como até bastante poética deixando no entanto espaço suficiente para uma eventual continuação que não é necessária de todo mas seria muito bem vinda na minha opinião.

Cinco Planetas Saturno e um Gold Award

     

São 30 e poucos episódios sempre coerentes e muito interessantes, intensamente sensuais no melhor dos sentidos e bastante politicamente incorrectos praticamente em todas as alturas; o que para a era em que vivemos actualmente quase que parece um milagre uma história como esta ter sido filmada nos moldes em que [“DEFIANCE”] foi colocada no écran.

Defiance-62 Defiance-48

Se tal como eu viram por aí um episódio ou dois e a coisa não lhes chamou a atenção, recomendo vivamente que tentem ver [“DEFIANCE”] do principio ao fim desta vez.
Tal como já me tinha acontecido antes quando levei anos a ver episódios do DR WHO isolados esporadicamente e nunca tinha achado grande graça á coisa tendo ficado absolutamente estupefacto com a história quando vi a série do principio, também [“DEFIANCE”] pela sua própria natureza narrativa é aquele tipo de serie que não pode ser vista por acaso.

Defiance-59 Defiance-35

[“DEFIANCE”] não é uma série… [“DEFIANCE”] é na verdade um filme de trinta e tal horas com principio meio e fim e que tem mesmo que ser visto pela ordem correcta e sem perderem um único episódio mesmo !

Defiance-40 Defiance-41

A favor: a história ao longo dos mais de trinta episódios fica melhor a cada episódio que passa, as constantes reviravoltas com twists que nos surpreendem até ao último minuto do próprio episódio final, o sentido de humor negro por vezes quase que parece inacreditável tendo em conta a época moralista e cada vez mais pudica em que vivemos, os personagens e toda a sua relação são verdadeiramente inesquecíveis e não há um que não evolua para nos surpreender quando menos esperamos, todo o conceito à volta da várias raças de extra-terrestres é do melhor que já vi até hoje ( só comparável ao melhor em Babylon-5 e mesmo assim Defiance é melhor e mais específico), as várias linguagens alienígenas em que muitos dos episódios são falados são tão extraordinárias e tão bem pensadas que nos esquecemos por completo de que são idiomas inventados para a história, algum CGI começa fraquinho mas vai evoluindo ao longo da história e culmina num episódio final onde complementa por completo tudo o que de visual se precisa passar na conclusão da aventura, o concept design é muito muito melhor do que aparenta ser ao início e não só Defiance está cheio de criatividade no guarda roupa ou maquilhagens como por vezes a nível de paisagens imaginativas consegue surpreender quando menos esperamos, todo o set design é absolutamente perfeito e mergulha por completo o espectador naquele planeta Terra modificado, tem uma alma enorme por detrás da história base e centra-se com todo o sucesso nas relações entre os vários personagens, tem várias love stories simples mas que resultam muito bem; e por falar em love stories Defiance é bem capaz de ter uma das melhores senão talvez a melhor história de amor que já vi numa série de FC e desta vez não está relacionada com os heróis mas sim com o par de vilões.
Defiance tem o melhor par de vilões de todos os tempos dentro do género e vocês vão adorar odia-los num momento e no outro estar desejando que não morram, ninguém está a salvo nesta história e pode morrer a qualquer instante também, acima de tudo Defiance foi uma das melhores surpresas dos últimos anos e uma excelente proposta de ficção científica que é muito melhor do que parece a um primeiro olhar e que vai evoluindo até culminar numa conclusão que encerra tudo de forma perfeita e não deixa o espectador pendurado. Em espírito, estrutura e construção de personagens/diálogos é muito semelhante ao melhor que viram ( e se não viram deviam ter visto ) de Downton Abbey. Sim, essa mesmo.
Não gostam de ficção-científica ? … Ficam a gostar.

Contra: Como todas as séries de tv com orçamento limitado praticamente todas as cenas de acção exteriores passadas fora da cidade nota-se que foram filmadas sempre no mesmo local; uma espécie de pedreira ou clareira situada algures num bosque que é sempre o mesmo por muito que a produção tente disfarçar esse facto ou a história situar-se em locais que supostamente seriam totalmente diferentes.

——————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER

——————————————————————————————————

COMPRAR EM BLURAY – REGIÃO B- EDIÇÃO UK
Legendas em Inglês ( poucos mas bons extras )

bluray
https://www.amazon.co.uk/gp/product/B018NUU6LQ/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1634&creative=6738&creativeASIN=B018NUU6LQ&linkCode=as2&tag=cinaosolnas00-21&linkId=dd97a5b00c1ae916dd932d4b77b0becd

——————————————————————————————————

IMDb
http://www.imdb.com/title/tt1606375

——————————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de :

humanities_end john_carter_28 capinha_spacehunter capinha_starcrash capinha_battlestar-galactica capinha_Battle Beyond The Stars.jpg capinha_FH_CHILDRENDUNE.jpg capinha_BABYLON 5.jpg

——————————————————————————————————

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s