“X – BOMBER” ( “EKKUSU BONB” / ( “ X-BOMBER “ / “STARFLEET” / “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS” ) Michio Mikami – Noriyasu Ogami (1980) Japão

Ora muito bem, já que ontem falei de “ERA UMA VEZ O ESPAÇO” lembrei-me agora de que ando há meses para também escrever sobre “X-BOMBER”, mais propriamente [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] como era conhecido em Portugal quando passou por cá bem no inicio dos anos 80 também.

poster

Aviso já que este texto lhes poderá parecer particularmente esquizofrénico por um simples motivo; há neste momento duas maneiras de se escrever sobre a série “X-BOMBER”, talvez até … duas e … meia se contarmos com a versão que vimos em Portugal num certo sentido…

03 x-bomber22

Até há bem poucos anos esta série era tão rara quanto “ERA UMA VEZ O ESPAÇO”, pois nem em VHS foi editada por cá e como tal durante anos foi uma aventura espacial que teve apenas de permanecer nas nossas memórias de infância mais recônditas; isto porque [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] parece ser aquela tal série de que muita gente se recorda de ter visto mas de que muito poucas pessoas já têm uma ideia clara sobre o que viram.
Talvez porque passava durante as tardes a horários algo erráticos semanalmente e portanto muitos de nós nem a devem ter conseguido ver por ordem do principio ao fim quando passou na RTP1 quase quatro décadas atrás…ainda eu não tinha sequer televisão a cores e portanto todas as minhas memórias disto eram até recentemente a preto e branco !!
Boy I´m old !!

x-bomber20 X Bomber 11

STARFLEET DVD

Há uns quatro ou cinco anos, surgiu no mercado uma edição inglesa de uma coisa intitulada “STARFLEET” e que para alegria de muitos fãs trouxe de novo [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] até junto de nós.
Ou quase…
Já lá vamos…
Não há duvida que “STARFLEET” na sua edição DVD UK foi realmente produzida para agradar ao fãs apesar dos episódios parecerem ter sido gravados num mau VHS.
Na verdade, mais parecem cópias pirata de segunda geração do que uma moderna e supostamente remasterizada edição para DVD.

dvd uk

A caixa que os Ingleses produziram no entanto é excelente no que toca a material adicional criado especialmente para a edição e apontado para os fãs.
Os dvds contêm alguns extras interessantes que valem a pena ser vistos especialmente por quem gostava da série em criança e nota-se que isto é uma edição particularmente cuidada daquelas que ficam bem na prateleira também em qualuer colecção de ficção-científica.

x-bomber10 x-bomber07

Inclusivamente conta com um pequeno documentário informativo sobre a versão Inglesa que explica muita coisa no que toca às variações entre versões e também porque é quase impossível existir actualmente uma edição que não pareça apenas uma má cópia VHS.
Detalhes adiante.
[ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] na sua versão/edição “STARFLEET” UK em DVD tentou realmente oferecer o máximo pelo dinheiro que custava.
Para além dos inevitáveis e inúteis postais que costumam acompanhar estas coisas para enfeitar, temos desta vez também direito a um (inútil) poster todo cool ou ainda a um pequeno livro com montes de informação sobre a série e resumos de todos os episódios.

dvd uk

Mas o melhor de tudo foi o inesperado extra (que oficialmente nem estava previsto) e  que consiste num livro de banda desenhada com 56 páginas a cores com uma aventura inédita que vai fazer as delícias dos fãs que não a conheçam.
Esta história de Banda Desenhada foi editada em Portugal em 1983 em album (que eu já tinha também); por isso se vocês a tiverem comprado nessa altura o livro é o mesmo só que agora foi lançado num formato pequeno estilo formato dvd.
Apesar de eu ainda possuir a edição portuguesa desta banda desenhada comprada na época, fiquei muito satisfeito por encontrar agora a sua reedição em inglês incluída neste pack de dvds porque está impressa em papel de alta qualidade. Sendo este ainda o principal motivo pelo qual até recomendo a compra desta fascinante edição de colecionador a todos os fãs…
Mas “STARFLEET” tem um problema…
STARFLEETNÃO É [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”].
Ou pelo menos não é o [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] que nós vimos.

X Bomber 10 X Bomber 02

STARFLEET” é a montagem Inglesa produzida de raiz a partir de vários episódios Japoneses originais. Não só contêm algumas diferenças em termos de estrutura como a própria história foi ligeiramente simplificada na altura em Inglaterra para conseguirem editar a série por completo com o material que tinham disponível para o fazer.
Além disso, todo o arquivo de som usado na versão UK “STARFLEET” não tem nada a ver com o que podemos ouvir na versão original.
Se auditivamente “STARFLEET” lhes soar a deja-vu, é porque todos os seus sons são os mesmos que foram usados em “ESPAÇO 1999” !
Mesmo. A remontagem inglesa não só é estruturalmente inédita como soa completamente diferente em relação à série original Japonesa em todos os sentidos. Sendo o pior deles a inacreditavelmente dobragem em lingua inglesa que foi produzida na Inglaterra; a um nível que só ouvindo mesmo.
Mas novamente…já lá vamos…

x-bomber09 x-bomber01

PERDIDOS NO ESPAÇO

Se virem o documentário que acompanha a edição UK, é o próprio criador Japonês a referir que versão de “X-BOMBER” que conhecemos no ocidente ( e por “ocidente” ele refere-se especificamente apenas a -Inglaterra- pois é esse o contexto geográfico do documentário ) foi apenas uma montagem alternativa com uma história ligeiramente diferente da original tendo sido totalmente imaginada, estruturada e produzida em Inglaterra por uma equipa inglesa; com base nos episódios originais que puderam ser adquiridos.
Os ingleses recuperaram as imagens originais, mas tiveram que reescrever todo o guião porque inclusivamente as traduções para inglés dos scripts para os episódios originais enviadas do Japão eram tão más e ineptas que se optou por recriar todo o áudio da série de raiz a partir de um argumento puramente britânico; tentando adaptar os conceitos originais e respeitando mais ou menos o produto e a história.
Isto porque porque na altura em que “X-BOMBER” foi vendida para Inglaterra ( segundo o criador ) toda a série original ( juntamente com todos os bonecos e cenários ) perderam-se num incêndio no Japão quando o estúdio ardeu por completo; muito antes desta alguma vez ter sido exportada para Inglaterra na sua forma completa.
Foi também por esta razão que nunca houve uma segunda temporada de “X-BOMBER“.
Há quem argumente por aí em foruns que aquilo que ardeu foram apenas os cenários no entanto as entrevistas com os autores desta aventura costumam apontar o facto de que também as cópias originais dos episódios ficaram no fogo.
O que baralha um bocado as coisas…especialmente porque o que vimos em Portugal foi realmente a versão original.

x-bomber02 x-bomber17

X-BOMBER, PORTUGAL E FALSAS MEMÓRIAS…falsas…

Durante anos andou pela internet a polêmica à volta das versões que vimos ou não vimos no ocidente. Por causa do que está dito no documentário criou-se o mito urbano de que a série original nunca terá sido exibida fora do Japão; isto porque na altura o próprio criador da série pelas entrevistas existentes parecia estar convencido disso.
A versão que vimos em Portugal foi a versão Japonesa original e devemos mesmo ter sido o único país a fazê-lo na altura.
Por causa da insistência de muita gente, outros tantos fãs decidiram escavar mais fundo e tentar perceber o que se passava em toda esta embrulhada, pois a coisa chegou ao ponto de muita gente pensar inclusivamente que a versão original em Japonês tinha sido uma falsa memória.
Graças a Portugal, não foi.

x-bomber06 x-bomber12

Até porque a própria RTP numa retrospectiva sobre programação antiga na RTP Memória mostrou sequências de “O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS” retiradas dos seus arquivos e estas corresponderam realmente àquilo que muitos de nós sempre soubemos. A versão que vimos em Portugal foi mesmo a versão original integral falada em Japonês.
Não foi a versão UK.
E contrariamente ao que o próprio criador da série pareceu acreditar ser verdade quando gravou a entrevista para o documentário da remontagem UK, afinal a versão original de “EKKUSU BONB” ainda andava por aí.
Aliás a confusão é tanta sobre o destino desta série que a Internet continua cheia de sites com imensa informação errada contraditória; também muito por culpa do que vem nos extras dos DVDs UK e do facto de lá fora ninguém fazer ideia de que em Portugal vimos mesmo a versão falada em Japonês.

x-bomber18 x-bomber03

Aliás, [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] foi uma das primeiras séries do género a não passar dobrada quando a sonoridade da lingua Japonesa ainda era por aqui uma enorme novidade e também por isso este universo pareceu desde logo tão alienígena a todos nós.
Portugal viu realmente a versão Japonesa.
Na internet onde tudo é para sempre e tudo se recupera, a verdade é que até há bem pouco tempo ainda havia maneira de se obter a versão japonesa integral por download.
Pessoalmente nem consigo imaginar onde alguém foi buscar a versão original para a postar na internet num único torrent, mas a verdade é que até há uns três ou quatro anos atrás conseguiamos ainda encontrar a versão que vimos por cá.
Sem legendas.
De espécie alguma.

x-bomber16 X Bomber 02

Eu tenho-a e foi um amigo meu Brasileiro que me a localizou naquilo que na época me pareceu também um servidor brasileiro pois o torrent estava num site bem manhoso…
E sim a versão Japonesa contém o episódio final de que eu tão bem me lembrava ( pois um amigo tinha-o gravado em BETAMAX na altura ) contrariamente à versão remontada ligeiramente diferente que irão encontrar na montagem UK que Inglaterra viu e que está nos DVDs “STARFLEET”.
Ainda pensei que a versão original tivesse sido colocada no ar por alguém de Portugal mas não faço a mínima ideia, pois o facto é que nem em Português existem legendas para [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”].
 Ou pelo menos até há um par de anos não existiam.
Em inglês também parecem não existir pois pelo menos no ano passado ainda eram inúmeros os fóruns onde se pediam legendas em Inglês para “EKKUSU BONB”.
Tenho que investigar se já existem pois nunca mais as procurei, visto que estou sem poder aceder ao meu disco onde tinha guardado a série original há meses pois este precisa de reparação devido a um pico de corrente que me ia lixando os meus backups de trabalho todos também.

X Bomber 06 03

MÚLTIPLA PERSONALIDADE

Portanto falar agora de [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] vai ser complicado para mim… isto porque tudo aquilo que tenho para referir de bom e de mau é retirado tanto da versão UK “STARFLEET” como da versão original “EKKUSU BONB”.
Sendo assim, a coisa irá dividir-se mais ou menos desta forma… o que for mencionado de mau regra geral deriva do meu visionamento de “STARFLEET” ( penoso por vezes…com aquela dobragem e som de “ESPAÇO 1999” ); o que eu apontar de bom será essencialmente o reconhecimento daquilo que a própria série no seu conceito e versão original tiveram de extraordinário e continuam a ter.
Por isso estão por vossa conta para tentar perceber sobre o que estarei eu a falar.
Eu avisei que isto ia ser esquizofrénico…

X Bomber 14 X Bomber 13

Vai ser dificil para mim ser verdadeiramente imparcial por isso ficam desde já sobre aviso que tudo isto poderá ser algo subjectivo para quem não viu esta série quando passou por cá (em Portugal) por volta de 1983.
Sendo assim meus amigos, se estiverem nesta altura pelos vossos (avançados)  40´s e tais, gostarem de ficção cientifica e tiverem adorado [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] quando eram crianças, podem estar descansados que num certo sentido esta série não envelheceu e é realmente tão boa quanto vocês se lembram de um ponto de vista artesanal.

X Bomber 19 X Bomber 12

É quase uma obra prima nas suas limitações técnicas, apesar de apenas podermos apreciar a série actualmente através de cópias muito más a nível de som e imagem. Embora a “versão pirata” com a série original sacada em Torrent seja inclusivamente superior à versão legal com a remontagem UK disponível em DVD o que não deixa de ser curioso.
Como tal se já eram fãs disto em crianças, muito provavelmente irão gostar de rever a aventura na sua versão original ; ( esqueçam a versão UK se a puderem evitar ).
Especialmente se ainda hoje gostarem de Anime e tiverem memórias de quando a série passou em Portugal, ou tal como eu tiverem um amigo com uma cópia BETAMAX por aí perdida no sotão.

X Bomber 15 X Bomber 16

SPACE OPERA JAPONESA PRE-ANIME

Podem não ter essa impressão de qualidade se agora forem ver alguns segmentos no Youtube mas acreditem-me que por detrás daquelas imagens bastante envelhecidas ( e da atroz dobrarem Inglesa / qualidade de imagem VHS do pior ) continua uma das melhores séries não só Anime de  ficção-científica como também dentro do género da space-opera que poderão ter o prazer de ver ainda hoje em dia partindo do principio que conseguem apanhar a versão Japonesa em torrents.
Mesmo se tal como eu ( até mesmo em crianças ), nunca gostaram de séries com marionetas e fios como os clássicos Thunderbirds de Gerry Anderson ( que eu abomino desde sempre ) podem ter a certeza que o velhinho [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] continua ( pelo menos na minha opinião ) a ser realmente bem superior, não só tecnicamente como principalmente a nível de argumento e desenvolvimento de história.
Isto porque está série tal como “ERA UMA VEZ O ESPAÇO” também foi pioneira no formato story-arc em que todos os episódios contam essencialmente uma única história.
Se no entanto até gostam de Thunderbirds mas nunca viram  [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] meus amigos eu nem pensava duas vezes em procurar por isto também; mesmo que não o tenham visto em crianças.

X Bomber 18b X Bomber 17

[ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] continua a ser por muitas razões uma das melhores e talvez mais esquecidas space-operas dos anos 80. Independentemente de ser um produto de “animação” é acima de tudo um grande filme de aventuras espaciais com quase 12 horas combinando o estilo de história e desenvolvimento de personagens Anime ( do qual foi pioneiro ) com o que mais divertido havia em StarWars na altura.
Juntamente com “STARCRASH” e “STARCHASER”, [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] será sempre para mim das melhores aventuras espaciais em espirito de space-opera clássica que surgiram dentro da FC graças ao sucesso de StarWars numa época em que este último ainda era conhecido em Portugal como “A Guerra das Estrelas” e muitos estúdios tentavam imitá-lo de várias formas, não sendo os Japoneses excepção.

x-bomber19 X Bomber 18

[ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] é portanto uma dessas “imitações” que surgiram nos nossos ecrans no inicio dos anos 80.
Mesmo tendo ido buscar muito do entusiasmo das batalhas espaciais a StarWars foi uma série que soube manter (e criar) uma identidade muito própria, tendo conseguido seguir um padrão ocidental sem perder as suas características orientais.
Ao mesmo tempo que contava com todos os clichés da space-opera ocidentais onde não faltavam inúmeras batalhas espaciais com raios laser por todo o lado, também soube trabalhar aquele estilo de personagens que depois se tornaram habituais na estrutura Anime moderna. Antes de “Robotech“, foi inclusivamente a primeira série a focar-se numa história de amor entre os protagonistas com um final dramático quanto baste.

X Bomber 38 X Bomber 41

Não há muito que eu possa dizer sobre a história pois na verdade não foge muito daquilo que vocês certamente esperarão se conhecem as características da space-opera; invasões extraterrestres, batalhas espaciais e vilões estilo Darth Vader quanto baste tudo regado com muitas batalhas no espaço, sequências de aventura com muitos tiros e neste caso também o inevitável robot gigante estilo Transformers, afinal estamos a falar de uma produção japonesa.

X Bomber 28 X Bomber 34

LOVE STORY

Esta série porventura terá sido das primeiras a criar o tipo de empatia com o espectador que hoje reconhecemos nas séries de animação orientais através da humanização dos personagens. A relação romântica entre os personagens principais de [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] foi um marco que surpreendeu toda a gente na altura pois manteve até ao último episódio o suspense sobre o seu desfecho e *Spoiler* terá sido a primeira história sem final feliz em que o par romântico não acabou junto; *fim do spoiler* o que surpreendeu meio mundo habituado a desfechos hollywoodescos já nessa altura e um choque para todas as criancinhas.

X Bomber 37 X Bomber 40

O LP “da série”…


Uma coisa -chocante- na versão Uk, foi o facto do próprio Brian May (esse mesmo, o dos Queen) ter composto uma música para a nova banda sonora e que é aquela que termina cada episódio. Essa canção foi editada em Portugal em disco pois alguém teve a perspicácia de achar que a coisa ligado a um músico dos Queen iria certamente dar lucro quando X-BOMBER estava mesmo a bombar por cá.
Os mais velhinhos devem recordar-se da capa do LP que saiu na altura em Portugal com toda a banda sonora da série apoiando-se na popularidade dos Queen, precisamente na mesma época em que também por cá era bastante popular a banda sonora de Flash Gordon composta pelos mesmos.
O facto de no entanto esta também pertencer essencialmente à versão UK é a explicação para que muitos de nós na altura ao ouvirmos o raio do disco não tivéssemos encontrado musicalmente muita coisa que estivesse realmente ligada com o [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] que estávamos a ver na TV para lá da capa do disco !

X Bomber 12b X Bomber 31

E por falar em banda sonora, pá…o que é aquilo ?!
A música eletrónica composta em Inglaterra para a versão “STARFLEET” é do mais piroso, datado (e descaracterizado) que possam imaginar !
Se a versão UK tem algo realmente foleiro é precisamente levarmos com aquilo durante os episódios. A música cantada pelo Brian May essa então é tão má que eu próprio fiquei surpreendido, pois na altura em que a série passava por cá e o disco até passava na rádio e no final dos créditos associados ao licenciamento português, para aproveitar a onda até me lembro daquilo soar bem aos meus ouvidos de 13 aninhos…

X Bomber 42 X Bomber 35

STARFLEET Vs EKKUSU BONBÂ

Como decidir então o que (re)ver ?
Bem, se não tiverem outra hipótese e quiserem mesmo ter um cheirinho de algo muito especial da vossa infância então só lhes resta espreitar EKKUSU BONBÂ na sua versão STARFLEET.
Meus amigos eu sei que a série parece muito datada, e se virem algumas cenas no Youtube a fraca qualidade da suposta remasterização das imagens para a versão inglesa também não ajuda nada, mas garanto-vos que se conseguirem colocar isso de lado e mergulharem no primeiro disco se calhar até mesmo hoje, quem não conhece esta produção ( mas gosta de sci-fi e cinema de animação ou produções com marionetas ) ao fim do quarto ou quinto episódio poderão dar por vocês completamente agarrados porque sejamos justos, os ingleses conseguiram remontar um produto particularmente bom a partir de cacos que poderá agradar por completo a quem gosta de Anime ou ainda mais, a quem procura uma boa space-opera á moda antiga e não se deixa assustar pelo visual todo em marionetas.

X Bomber 20 X Bomber 33

Não deixa de ser um feito extraordinário, os criadores de [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] terem conseguido extrair mais drama e emoção de um grupo de bonecos de madeira do que muitas vezes se vê em filmes com supostos actores de carne e osso. Esse mérito ninguém lhes tira; até mesmo na versão horrível falada em inglês.
Á medida que a série avança e a história se vai desenrolando damos por nós a importarmo-nos com aqueles bonecos e o facto de terem rostos completamente inexpressivos não é impedimento para que na conclusão não estejamos também já a torcer para que as suas “vidas” tenham um final feliz.

X Bomber 39 X Bomber 29

O grande problema da versão UK quando comparada com as vozes Japonesas no original está no casting mesmo !
Certas escolhas para as vozes dos vilões ou a própria abordagem ao redor do personagem foram mesmo bastante más pois os actores esforçam-se demasiado por fazerem -“vozes de boneco-animado”- e isso retirou logo por completo toda a tensão que o original que vimos em Portugal conseguiu ter na altura.
Felizmente que isto não aconteceu com os protagonistas herois que apesar de tudo se mantiveram num registo natural mas o facto de toda a vertente dramática em termos de caracterização de vilões ser tão ridiculamente “abonecada” acaba por retirar imensos pontos positivos à versão inglesa e pode ser o principal factor para que vocês hoje em dia não consigam ver e ouvir vinte minutos daquilo sem lhes apetecer deitar a série toda fora.
 O facto de STARFLEET também soar a ESPAÇO 1999 não ajuda nada…

X Bomber 30 X Bomber 32

Portanto… ver STARFLEET horrivelmente sonorizado em Inglês com uma banda sonora atroz, uma canção de Brian May de fazer queimar discos na praça publica e o arquivo de som do Espaço 1999 ou ver “EKKUSU BONB” com a estrutura e a aventura original que vimos em Portugal mas agora sem legendas de qualquer espécie ?…
Eu por mim prefiro a versão Japonesa e na verdade legendas neste tipo de produto também são mais um hábito do que uma necessidade pois não há muito que não se perceba nisto em termos visuais visto a estrutura original ser tão bem feita e executada.
A versão tuga [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] com legendas em PT infelizmente não existe mais; a série nunca voltou a passar e segundo o que me apercebi na referência da RTP há anos atrás acho que a televisão portuguesa nem a tem sequer em arquivo completa.

X Bomber 24 X Bomber 25

Por isso estão por vossa conta.
Seja em que versão for, penso no entanto que [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] é algo sempre a espreitar por todos aqueles que viram a série em crianças, pois apesar de envelhecida continua a ter uma certa magia que nunca mais foi repetida o que torna esta aventura ainda hoje num produto único dentro da ficção-científica televisiva.

X Bomber 27 X Bomber 45

EFEITOS ESPECIAIS

Não posso terminar sem deixar de referir que esta série é um excelente exemplo de como com imaginação se conseguem transcender enormes limitações técnicas.
É que especialmente hoje em dia, em certas alturas [ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] mais parece um filme de marionetas amador produzido com excelente resultado algures no quintal de alguém, do que um produto profissional; e num certo sentido continua a ser precisamente esse o seu grande trunfo.
Quanto mais não seja, olhar agora depois destes anos todos para esta série de um ponto de vista técnico aumenta mais a minha admiração por este trabalho e ainda estou a tentar perceber como conseguiram sequências tão dinâmicas com fantoches de madeira e maquetas de naves espaciais que poderiam ter sido construídas por qualquer um de nós com habilidade para moldar e esculpir.
Tudo sem computadores para ajudar.
Apenas madeira, fios e imaginação.

X Bomber 43 X Bomber 46

O criador da série referia nos extras da edição UK na altura que gostaria de poder voltar a [“X-Bomber“] e criar uma versão moderna para poder aproveitar os avanços da informática, mas sinceramente por muito espectacular que fosse não creio que voltasse a ter a mesma magia de um produto como este produzido numa época em que ainda nem o ZX-Spectrum existia e o gráfico de computador mais avançado eram as barras e a bolinha do Pong; a preto e branco claro.
[ “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] tal como “ERA UMA VEZ O ESPAÇO” envelheceu muito mal em muitos aspectos, mas continua a ser no entanto uma proposta como poucas dentro do universo da ficção-científica para todas as idades mesmo ainda hoje, pois também ele é produto de uma altura em que a televisão para crianças ainda não era apenas uma enorme comercial de product placement para vender merdas a putos…
Por outro lado… temos aquela música de Brian May…criada a martelo…
My god…

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

Agora é que a coisa se complica… isto vai ter desta vez não apenas dois tipos de classificação mas três; por razões óbvias e para eu poder ser realmente justo.


1. A VERSÃO ORIGINAL – EKKUSU BONBÂ – ( Que passou em Portugal )

Se vocês viram a série X-BOMBER quando crianças:

Se puderem colocar as vossas mãos na versão Japonesa, vocês querem mesmo rever isto

A versão original é verdadeiramente uma obra prima da space-opera e é absolutamente notável o que conseguiram obter pendurando umas marionetas inexpressivas com fios e fazendo com que isto pareça o filme amador mais profissional de todos os tempos.
Tem pilhas de falhas e vários aspectos foleiros que estão incrivelmente datados hoje em dia mas a sua alma não envelheceu e para mim é uma das poucas séries que se compara a “ERA UMA VEZ O ESPAÇO” ou “CONAN O RAPAZ DO FUTURO” suas contemporâneas na altura e que com todo o mérito formam uma das melhores trilogias de ficção-cientifica para todas as idades que já existiram na televisão.

Quatro Planetas Saturno

 

Não leva mais apenas pelo mesmo motivo que atribuo três a “ERA UMA VEZ O ESPAÇO”. [ “EKKUSU BONB” /“X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS”] precisava mesmo de um bom tratamento Bluray de remasterização que nos permitisse apreciar-lo hoje em dia em toda a sua glória.
Infelizmente actualmente só temos acesso a cópias que são verdadeiramente rascas e muita da sua magia acaba inevitavelmente por se perder quando somos obrigados a passar horas contemplando imagens de muito má qualidade.

—————————————————————————————————————

2. A VERSÃO REMONTADA INGLESA – STARFLEET

Se não encontram a versão original.

Apesar de tudo o que a versão inglesa tem de mau, o facto de contar uma história mais simples e com uma estrutura diferente, o facto de ter um péssimo voice acting por vezes aliado a uma banda sonora simplesmente asquerosa por entre desastres de Brian May e um score de sintetizador Casio daqueles que não lembra ao diabo hoje em dia, não lhe retira um certo mérito.
Se vocês espreitarem o documentário que vem nos DVDs até ficarão a admirar a malta que em Inglaterra pegou nisto para criar a sua versão STARFLEET.
Pegar em material completamente fragmentado e ridiculamente traduzido em inglês a um ponto tal que ninguém percebia nada do que lá estava escrito em relação ao script, pegar em dezenas de episódios fragmentados onde faltavam sequências inteiras ( que tinham ardido nas cópias originais segundo o estúdio ) , remontar tudo aquilo de uma forma coerente, sonorizar tudo com a biblioteca de som de Espaço 1999 e tentar criar um produto novo que no entanto respeitasse o mais possível a versão original que todos julgavam perdida num certo contexto é uma tarefa de mestre.
Sendo assim…

Três Planetas Saturno para STARFLEET Versão UK remontada

Apesar de todas as suas falhas, se X-BOMBER é algo que lhes diz alguma coisa e não tiverem acesso à versão original Japonesa, eu não hesitaria em comprar a caixa com a edição especial STARFLEET à venda na amazon.uk; até porque só pela banda desenhada e qualidade do próprio design da caixa com todos os extras possíveis vale mesmo a pena pois foi realmente uma edição criada para fãs e não uma coisa atirada às três pancadas.

—————————————————————————————————————

3. X , QUÊ ?!…

Para quem nunca ouviu falar de [“X-BOMBER“]:

Se gostarem de cinema de animação Japonês e quiserem espreitar um produto que definiu muitos dos clichés que hoje conhecem nas histórias modernas do género, então não vão mais longe.
Até por razões históricas devem ver isto.
E não recomendo que saquem episódios da net pois muito do que anda por aí também são rips de velhos Vhs com uma imagem ainda pior do que a nova “remasterização” para o dvd que saiu este mês de Fevereiro de 2009.
Se gostarem de StarWars (o original) e quiserem um bom exemplo de um clone contemporâneo produzido numa época em que não havia nada semelhante em [“X-BOMBER“] ( seja em que versão for ) têm tudo; muitas batalhas espaciais, muitas naves e inúmeros momentos de aventura clássica em 24 episódios que souberam manter uma constante variedade de episódio para episódio.
A imagem continua fraquinha não interessa onde, a dobragem inglesa poderia ser melhor, a série tem uma atmosfera antiquada que pode passar quase por amadora mas o resultado final é bastante bom até na sua versão UK, STARFLEET.
Claro que recomendo a versão original mas não sei se ainda existe algures pela net.

Dois Planetas Saturno

Leva “apenas” dois Planetas Saturno para quem não conhece, apenas porque o seu estilo retro poderá desagradar a quem já cresceu a ver essencialmente efeitos especiais feitos em CGI.
 Também porque não envelheceu bem e a qualidade das cópias que existem por aí também não os irá entusiasmar por aí além

—————————————————————————————————————

A favor: o sabor a StarWars original, apesar de retro o resultado técnico é notável e ultrapassa por completo todas as suas limitações, muitas cenas de batalha espaciais entusiasmantes, cenas de acção cheias de charme apesar das suas limitações técnicas, excelente design de cenários e ambientes, os personagens vão ganhando alma e humanidade á medida que a história se desenvolve, mantém muitas incertezas até ao desenlace final, definiu regras para a introdução de drama em séries juvenis, o design das naves foi inovador para a época, apesar de ser um clone StarWars tem uma identidade completamente japonesa, os fãs de Espaço 1999 vão achar piada aos sons da série serem os mesmos na versão Uk, cada episódio tem pouco mais que vinte minutos e a montagem é sempre excelente fazendo brilhar uma realização de mestre. Mesmo quem (tal como eu) detesta as séries de animação de Gerry Anderson estilo Thunderbirds tem muito boas hipóteses de vir a adorar isto por isso não deixem que o facto de ser uma série de marionetas os afaste.

Contra: é uma série infanto-juvenil e como tal nunca chega a ser tão profunda como poderia ter sido, não agarra o espectador imediatamente e apenas nos apercebemos que a história é bem melhor do que parece lá para o quinto ou sexto episódio, algumas das marionetas são horriveis (mesmo), a banda sonora da versão inglesa está mais que datada e não tem sequer um tema memorável, a música cantada pelo Brian May deve ser o equivalente á musica pimba daquela época e é do piorio, as vozes escolhidas para os vilões são ridiculas e estragam o suspense nos momentos dramáticos, a imagem e o som do dvd não são famosos mesmo estando supostamente remasterizados.

—————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

VIDEOS de exemplo

—————————————————————————————————————

—————————————————————————————————————

COMPRAR EDIÇÃO UK – VERSÃO UK – STARFLEET
A qualidade de imagem e som são apenas razoáveis apesar da publicitada remasterização mas não há duvida que esta foi uma edição realmente produzida para agradar ao fãs.
A caixa é excelente e os dvds contêm alguns extras interessantes e que valem a pena ser vistos especialmente por quem já conhecia e gostava da série embora o seu contexto abranja apenas o que se passou à volta da versão inglesa.

https://www.amazon.co.uk/gp/product/B00171EE9E?ie=UTF8&tag=cinaosolnas-21&linkCode=as2&camp=1634&creative=6738&creativeASIN=B00171EE9E

É uma edição particularmente cuidada em DVD e que nos tenta oferecer o máximo pelo dinheiro que custa (e vale o preço). Para além dos inevitáveis e inúteis postais que costumam acompanhar estas coisas, temos desta vez também direito a um (inútil) poster todo cool e ainda a um pequeno livro com montes de informação sobre a série e resumos de todos os episódios.
Mas o melhor de tudo é o inesperado extra (que oficialmente nem estava previsto) e  que consiste num livro de banda desenhada com 56 páginas a cores contendo uma aventura inédita que vai fazer as delícias dos fãs.

—————————————————————————————————————

IMDb
http://www.imdb.com/title/tt0307741/

——————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de:

capinha_Battle Beyond The Stars.jpg capinha_battlestar-galactica capinha_starcrash capinha_spacehunter humanities_end capinha_starchaser capinha_era uma vez o espaco.jpg

——————————————————————————————————

 

1 thoughts on ““X – BOMBER” ( “EKKUSU BONB” / ( “ X-BOMBER “ / “STARFLEET” / “X-BOMBER : O ESQUADRÃO DAS ESTRELAS” ) Michio Mikami – Noriyasu Ogami (1980) Japão

  1. Parabéns pelo post! Há uns tempos tentei lembrar-me do nome desta série porque encontrei uns velhinhos horários escolares da Papelaria Fernandes que faziam publicidade à linha de material escolar deles, precisamente sobre o “Era uma vez… O Espaço” e o Esquadrão das Estrelas”… Também encontrei um dos meus velhinhos estojos com uma ilustração do “Mobile Suit Gundam” mas não consigo lembrar-me se passou na RTP. Cumprimentos!

    Gostar

Deixe um comentário