“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT” ( “WATERWORLD : THE ULYSSES CUT” ) Kevin Reynolds (1995) EUA

Mas quem é que terá sido a besta da alminha que em 1995 na Universal terá achado boa ideia cortar do final deste filme o melhor momento de toda a história ?!
É que o final desta aventura na sua forma integral praticamente quase que desculpa todas as falhas do filme e transforma “WATERWOLD” num fascinante episódio longo de qualquer coisa como “The Twilight Zone” ou “The Outer Limits”.

Waterworld_Ulysses_Cut_01

A forma como nos atira à cara o final twist nos últimos segundos torna subitamente este título em algo muito mais especial dentro da ficção-científica do que pareceu ser naquela desilusão que foi a versão curta para cinema lançada mais de vinte anos atrás quando esta se tornou num dos grandes fracassos norte americanos da época.
E o final disto nem será particularmente original para quem já tiver lido muitos contos de FC mas em cinema nunca ninguém o tinha mostrado antes; ( embora depois já tenha aparecido de forma semelhante recentemente noutras produções que foram buscar a mesma ideia; mas não com o mesmo impacto ).

ARTWORK

E quem terá sido a besta da alminha que achou que o filme com 180 minutos não iria funcionar ?!
Aposto que algum engravatado no estúdio achou que a história teria paleio a mais e porrada a menos e como tal resolveram montar o filme praticamente todo em função dos confrontos com os vilões deitando fora tudo aquilo que seriam cenas que texturizavam aquele mundo aquático e lhe dava imensa vida.
[“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] restaura tudo o que tinha sido jogado fora e para minha surpresa praticamente dá-nos uma nova visão sobre este título de culto que tem carregado ao longo dos anos tanta má fama.

Waterworld_Ulysses_Cut_35 Waterworld_Ulysses_Cut_28

WATERWORLD : THE ULYSSES CUT – FAN EDIT

Atenção, [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] não é a “Versão Longa” que saiu há alguns anos atrás. Tal como aconteceu com “DUNE” antes de “DUNE REDUX” ter reparado todos os danos, também o original “WATERWORLD” teve uma montagem especial para televisão; e claro, sendo para televisão norte-americana essa “versão longa” não podia deixar de estar completamente censurada; pois todas as cenas mais violentas ficaram de fora.
Nem o inicio do filme escapou na cena em que Costner urina para dentro de uma garrafa de plástico visto que “na versão longa” para Tv essa cena foi remontada para não se ver o movimento de câmera entre as pernas do personagem.
E isto é apenas um exemplo.
Por isso meus amigos, se nunca tinham ouvido falar de uma edição especial para “WATERWORLD” muito cuidado com o que procurarem. Vocês não querem mesmo ver “a versão longa” pois essa é o equivalente ao “DUNE” “realizado” por “Alan Smithee” criado por um canal de Televisão gringo anos atrás.
O que vocês querem ver é [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”].

dvd

E o que é [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] ?!
[“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] é outro Fan-Edit; o que quer dizer que é mais outra excelente edição daqueles anónimos que trabalhado na indústria têm acesso a muito material perdido ou abandonado e desde há anos se entretêm a criar montagens alternativas de muitos filmes; inclusivamente a melhorá-los substancialmente como aconteceu por exemplo na fabulosa versão para o “DUNE” original de David Lynch, renomeada “DUNE REDUX” e editada por alguém ( ou um grupo anónimo de “alguéns” ) conhecido por “Spicediver” em 2012 para enorme satisfação de todos aqueles que sempre quiseram ver uma boa versão para “DUNE”.

Waterworld_Ulysses_Cut_18 Waterworld_Ulysses_Cut_21

[“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] segue as mesmas pisadas e a mesma filosofia, sendo portanto outro título fan-edit do género. Novamente com grande qualidade.
Restaura o filme à sua forma original e melhora-o recuperando tudo o que tinha ficado de fora na mesa de montagem inicialmente.
E tal como aconteceu com “DUNE REDUX” também [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] é um trabalho notável que não devem perder.
Especialmente se tal como eu nem gostaram particularmente do cut original que passou no cinema para “WATERWORLD” anos atrás e até já nem se lembram muito bem dele.

Waterworld_Ulysses_Cut_22 Waterworld_Ulysses_Cut_19

CONAN ?…

O facto de eu ter falado no meu post anterior sobre “CONAN O RAPAZ DO FUTURO” não foi por acaso pois há muito que eu  tinha intenção de escrever agora sobre este filme de temática semelhante e achei que a animação se Myiazaki ontem seria o enquadramento perfeito para este post de hoje.
O original “WATERWORLD” é mais um daqueles filmes a que eu de vez em quando; quando me esquecia dele lá voltava a tentar dar-lhe nova oportunidade.
Sempre com a idiota esperança de que quando o visse novamente este já me parecesse menos imbecil e por milagre se tivesse aproximado do mundo aquático estilo “CONAN O RAPAZ DO FUTURO” que eu sempre quis ver em cinema e esperava ter encontrado minimamente neste filme na altura em que saiu, sabe-se lá porquê…
[“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] surpreendentemente consegue repor ( ou reproduzir ) muita dessa atmosfera; especialmente na forma como as novas cenas detalham aquele mundo e o tornam muito mais real.
Este filme seja em que versão for continua no entanto apenas com um enorme problema.
Os vilões.

Waterworld_Ulysses_Cut_14 Waterworld_Ulysses_Cut_32

WHAT´S UP FOLKS ? GOTTA SMOKE ?

Mas quem é que escreveu este argumento ?!
Quem é que achou que num filme como “WATERWORLD” o que esta história precisava era de um vilão cartoonesco com Dennis Hopper a curtir à parva durante a aventura toda ?!
Com uma premissa dramática até bastante bem construída logo a partir do próprio logotipo clássico da UNIVERSAL, o mundo de Waterworld promete desde os primeiros segundos vir a ser algo particularmente interessante e nem importa se visualmente se pareça até com um Mad Max na água pois dentro do próprio conceito a coisa fez sentido.
Agora…
O que não faz sentido nenhum são aqueles vilões !! 

Como se já não bastasse Dennis Hopper parecer estar no “ROGER RABBIT” e não numa aventura de FC apocalitica distópica o seu bando de bandidos é mais estúpido e hilariante do que toda a família dos IRMÃOS DALTON reunida nas BDs do Lucky Luke !!

Waterworld_Ulysses_Cut_24 Waterworld_Ulysses_Cut_07

WATERWORLD” é bem capaz de ser o filme com os vilões mais deslocados de todos os tempos numa produção cinematográfica pois não fazem qualquer sentido naquilo que regra geral é o contexto sério da própria ideia para a história; detalhe ainda mais evidenciado neste [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”].
O facto de Dennis Hopper e a sua matilha de fumadores compulsivos serem absolutamente hilariantes e totalmente saídos de um cartoon da Warner Bros fazem com que todo o resto do filme que supostamente deveria ter sido verdadeiramente tenso e dramático não tenha um contexto onde se reflectir.

Waterworld_Ulysses_Cut_05 Waterworld_Ulysses_Cut_31

E sim todos os maus chain-smoke a 100% durante o filme inteiro talvez numa éspecie de critica subliminar à industria tabaqueira quem sabe. Vivem todos num velho petroleiro abandonado onde há cigarros por todo o lado, são todos maus como “posers” de Heavy Metal encostados a um canto num bar; estúpidos como Ran-tan-plan e não têm qualquer objectivo atemorizante concreto na vida para além de andarem em permanente modo “berserk” como se tivesse saído de um filme de Vikings com o Erik the Viking onde só falta também aparecer por ali John Cleese.
Ah.. e o Jack Black também entra nisto.

Waterworld_Ulysses_Cut_15 Waterworld_Ulysses_Cut_11

Mas há algum filme do início dos anos 90 onde Jack Black não tenha tido um papel secundário ou terciário ?!!
Tudo isto depois anula por completo aquilo que deveria ser o coração dramático da história em termos de suspense.
Com vilões tão estúpidos mesmo que depois todo o resto do filme tente ser tão dramático como pretende ser quando tudo gira à volta da personalidade anti-social do “Mariner” a coisa nunca resulta.
O que afecta por isso o personagem de Kevin Costner. Toda aquela caracterização de anti-herói depois parece algo forçada a partir de certa altura.
O filme dá de tal forma a ideia de que em termos de perigos reais o mundo de “WATERWORLD” não passa de um enorme desenho animado do Road Runner, semelhante a Mad Max que depois o nosso anti-herói da aventura parece andar constantemente mal disposto, desconfiado e a armar-se em parvo para nada pois se aquele mundo tem falta de alguma coisa será mesmo de vilões maus inteligentes que pudessem ser tidos em conta.

Waterworld_Ulysses_Cut_26 Waterworld_Ulysses_Cut_25

DRY LAND

Por tudo isto no entanto, se há uma coisa que [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] faz muito bem é diluir de certa forma a importância dos pseudo-vilões cartoonescos e de repente “WATERWORLD” já não parece ser apenas sobre cenas de perseguição entre maus e bons como era dantes.
Se há uma coisa que justificou plenamente a existência de [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] enquanto cut alternativo ( ou definitivo ) isso é o facto de que 40 e tal minutos de cenas extras que tinham sido eliminadas fazem muita diferença.
De repente “WATERWORLD” já não é sobre Kevin Costner vs Dennis Hopper e seu bando de Marretas aquáticos; [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] passa a ser realmente sobre aquele mundo onde as águas subiram e uma nova cultura humana surgiu por entre lendas e mitos quando as várias gerações foram perdendo a ligação com a sua história e tudo apenas resistiu em fragmentos, memórias, papeis valiosos e gravações em tatuagens.

Waterworld_Ulysses_Cut_30 Waterworld_Ulysses_Cut_20

Se [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] de repente é uma versão tão boa é porque este cut gasta imenso tempo de antena não apenas com os personagens mas também a detalhar todo aquele mundo que subitamente por instantes já quase se assemelha ao tal mundo de “CONAN O RAPAZ DO FUTURO” que eu gostaria de ter visto na decepcionante versão original para cinema.
Agora, [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] já não é apenas um filme de acção e ganha de pleno direito o seu lugar entre as boas propostas de ficção-científica; em particular com aqueles minutos extra restaurados no final da história.

Waterworld_Ulysses_Cut_13 Waterworld_Ulysses_Cut_06

Dispensavam-se na mesma os vilões pois sempre que o divertido Dennis Hopper e Muppets fumegantes em geral surgem no ecrã [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] perde novamente por momentos a sua magia e o espectador é outra vez retirado de dentro daquele mundo que nesta versão já num certo contexto parece finalmente ser tão real.
Felizmente que [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] no entanto é uma montagem suficientemente boa para quando a coisa não envolve os vilões malucos mais as suas palhaçadas repetitivas aquele mundo continue a parecer-nos agora mais fascinante que nunca.
[“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] é um bom exemplo do quanto uma boa montagem com cenas adicionais pode fazer a diferença; talvez até mais do que no caso de “DUNE REDUX”.
Isto porque de repente “WATERWORLD” vamos a ver e até nem é um mau filme não senhor.
 Mesmo nada mau.

Waterworld_Ulysses_Cut_27 Waterworld_Ulysses_Cut_29

KEVIN Vs KEVIN

Dizem as más línguas que “WATERWORLD” foi na verdade realizado na sua maioria por Kevin Costner e não por Kevin Reynolds; e quem conhece o cinema de Costner reconhecerá por ali muito do seu estilo visual ( pois Costner junto com Clint Eastwood deverá continuar a ser daqueles realizadores que mesmo dentro do mainstream sabem manter a sua identidade gráfica e os seus estilos de filmar conseguem-se sempre reconhecer à distância se estivermos atentos a essas coisas a que a maioria do público não dá valor ).

Waterworld_Ulysses_Cut_23 Waterworld_Ulysses_Cut_10

Como muitos se devem lembrar “WATERWORLD” teve uma rodagem infernal com constantes discussões entre Costner e Reynolds ao ponto do realizador ter sido despedido ainda o filme não estava concluído por divergências criativas.
Talvez toda essa confusão tenha sido a razão do filme ter sido depois colocado à pressa nas salas de forma a tentar recuperar o dinheiro já investido.
Por outro lado “WATERWORLD” foi também vítima daquela coisa que parece moda pelos States onde certos filmes ainda mesmo em produção já são considerados fracassos absolutos pelos media o que é coisa que sempre me fascinou e me baralhou.

Waterworld_Ulysses_Cut_09 Waterworld_Ulysses_Cut_12

Nesse sentido “WATERWORLD” foi o “JOHN CARTER” da sua altura , da mesma forma como os media americanizados hoje em dia apelidam “VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS” de fracasso comercial. Isto quando afinal só na América é que ninguém ligou (como seria de esperar) áquele filme independente Francês mas até na China no momento em que escrevo isto é número 1 no cinema há semanas.
WATERWORLD” foi uma das primeiras vitimas deste género de cobertura dos media; apesar de tudo ao longo dos anos se ter tornando num filme de culto e recuperando o dinheiro o que já não é mau.
Actualmente só é mesmo pena este [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] não ser oficial pois esta versão merecia mesmo pelo menos uma breve reposição em cinema tal como vai acontecer em breve com CLOSE ENCOUNTERS de Spielberg.

Waterworld_Ulysses_Cut_04 Waterworld_Ulysses_Cut_02

FAN-EDIT

[“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] contrariamente a “DUNE REDUX” em termos de imagem neste fan-cut é particularmente consistente. Não está a 1080p, mas sim em formato DVD embora com uma muito boa qualidade de imagem e um muito surpreendente som em 5.1; por isso se nunca viram “WATERWORLD” agora é uma boa altura para o procurarem.
Este fan-edit ainda se encontra na net; particularmente em Torrents que na info indicam não ter qualquer seeder. Ignorem isso se encontrarem um Torrent assim e façam o download na mesma pois eu acabei de obter uma nova cópia em menos de uma hora de um link que indicava 0 seeders e 0 leechers.

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

Resumindo, se tal como a mim o original “WATERWORLD” nunca lhes disse muito, se calhar é melhor darem uma oportunidade a [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] e poderão surpreender-se.
Tem mais de 40 minutos de cenas adicionais ou estendidas; o mundo está muito mais detalhado, os personagens têm muito mais tempo de antena, as cenas imbecis com os vilões já se encontram mais espaçadas e os momentos finais da história transportam este filme para uma nova categoria dentro da própria ficção-científica com alma.
Sendo assim e para minha surpresa…

Cinco Planetas Saturno

    

Pela qualidade da nova montagem Fan-Edit de uma forma geral e pela inclusão de tudo o que foram bocadinhos importantes que ficaram de fora na versão para cinema.
Além disso este fan-cut não está censurado; todo o sangue e violência com muito humor negro à mistura cá está contrariamente ao que poderão encontrar na farsolas e televisiva “Versão Longa” que também há por aí na net por isso não se enganem no que vão buscar.
O que vocês querem é o [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”].
Não leva um Gold Award só porque os vilões continuam a arruinar todo o conjunto geral. Isto com uma verdadeira ameaça introduzida na história e [“WATERWORLD : THE ULYSSES CUT”] teria sido notável e memorável. Mas aqueles vilões que mais parecem saídos dos Marretas destroiem por completo ainda neste cut tão bom toda a carga de suspense que o filme merecia ter tido quando eles entram em cena e não tem pois tudo parece uma enorma palhaça misturada com explosões e parvoíces saídas do pior cliché dos filmes de acção dos anos 90.

A favor: 40 minutos a mais fazem toda a diferença, a montagem do filme é excelente e inclusivamente faz brilhar muitos momentos de acção também, todo o mundo aquático agora tem imensa textura e uma cultura reconhecível, o verdadeiro final é do melhor e totalmente “CONAN O RAPAZ DO FUTURO” nos poucos minutos extra que dura.

Contra: aqueles vilões para rir pá… aqueles vilões dos Marretas…WTF ?!…

——————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER DA VERSÃO ORIGINAL PARA CINEMA

——————————————————————————————————

PODEM IR BUSCA-LO AQUI (ignorem o 0 seeds).

info

https://thepiratebay.group/?navigate=/torrent/5572456/Waterworld_Ulysses_Cut_(Extended_uncensored_cut)

——————————————————————————————————

ATENÇÃO SPOILERS !!!!
Se ainda não viram esta versão não cliquem no link a seguir.

TODOS OS DETALHES SOBRE ESTE FAN-CUT AQUI (*spoilers* !!)

http://www.theunheardnerd.com/filmandtv/chapter-two-waterworld-the-ulysses-cut/#

——————————————————————————————————

IMDb
http://www.imdb.com/title/tt0114898

——————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de:

capinha_Battle Beyond The Stars.jpg capinha_battlestar-galactica capinha_starcrash humanities_end capinha_spacehunter capinha_pandorum capinha_conan

——————————————————————————————————

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s