“WHAT HAPPENED TO MONDAY” (“SEVEN SISTERS”/”WHAT HAPPENED TO MONDAY”) Tommy Wirkola (2017) Inglaterra/França/Bélgica/Roménia

Não entendo as audiências pipoca americanizadas. A malta que papa o mesmo filme de super-herois mil vezes reciclado dia sim dia não e nem parece notar que as histórias ( e os efeitos ) são sempre iguais todas as semanas, quando a seguir surge uma proposta de qualidade dentro do cinema de acção-espectáculo, esta é imediatamente desprezada por quem seria o primeiro público alvo do tipo de cinema que [“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] pretende até atingir comercialmente.
E é pena pois este filme enquanto thriller high tech é excelente do princípio ao fim. Um dos melhores que vi nos últimos anos mesmo.

poster

Mesmo que o filme se encaixe no próprio estilo de cinema comercial formulático que as audiências-manada parecem adorar não parece haver uma fórmula mágica para tornar um thriller num sucesso principalmente ( e especialmente ) quando um filme não vem de Hollywood mas sim da Europa o que logo em termos de distribuição significa que não vai ter a vida facilitada pois por cá apenas exibimos aquilo que Hollywood manda consumir como produto da semana e os nossos programas de televisão garantem que vai ser o filme da moda nesse momento.
Parece que afinal esta história ( Europeia ) já não presta e – o filme é fraquinho – porque:  “Já vimos isto antes”…
Uhm ?!…

What-Happened-Monday-43 What-Happened-Monday-02small

Quer isto dizer que não importa as vezes que Hollywood recicla o seu próprio lixo, remistura e volta a dar, o que importa para algumas vozes é que desta vez estamos na presença de uma produção independente com ingredientes já utilizados antes e neste caso ( europeu ) parece que a coisa afinal já não será a tal mais valia… que teria sido se isto tivesse sido uma produção Americana mainstream.
[“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] passou-me ( por isso ) completamente ao lado e não fosse a pirataria eu nem teria reparado na existência de tal thriller de ficção-científica pois até o ver num site de torrents por ali perdido entre muito lixo eu nunca tinha ouvido falar dele. No entanto agora e mais uma vez graças à tão supostamente prejudicial pirataria eu até vou comprar o bluray e tudo.

What-Happened-Monday-50 What-Happened-Monday-41

UHM ?!

[“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] foi uma verdadeira surpresa. A começar pelo elenco pois nem tinha notado que isto incluia Glen Close, Noomi Rapace ou Willem DaFoe apesar de ser essencialmente uma produção Europeia filmada inteiramente na Roménia.
Foi com enorme supresa que eu ao espreitar algumas reviews profissionais sobre este filme me deparo practicamente com o mesmo argumento em todas elas afirmando que o filme é fraquinho porque a história já foi feita mil vezes.

What-Happened-Monday-16 What-Happened-Monday-39

As reviews para isto são tão mornas de uma forma geral que me fizeram lembrar imediatamente a recepção que os media Norte Americanos ( e os media a soldo deles ) deram por exemplo a “VALERIAN“. Ou seja, como não se pode falar verdadeiramente mal de um bom produto comercial, mas também se calhar não convém a Hollywood que se fale particularmente bem de mais um thriller high-tech Europeu que limpa o chão com quase tudo o que os americanos produzem do género actualmente, a solução será talvez atirar a público um conjunto de opiniões paternalistas sobre o filme de forma a que a coisa passe discretamente e vá directamente para video. As reviews profissionais norte americanas sobre este título parecem tão semelhantes e estão tão em sintonia que soam a encomendadas; mas isto sou eu em tom de teoria da conspiração certamente apesar de texto para texto até a estrutura da escrita parecer semelhante em muitos casos e tudo.

What-Happened-Monday-49 What-Happened-Monday-52

SEVEN SISTERS

Até o facto de Noomi Rapace nesta história interpretar 7 personagens diferentes é usado como argumento para desvalorizar [“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“], acusando-o de não ser mais do que um produto banal que depende totalmente dos truques digitais para transformar a actriz principal em sete pessoas.
Ora meus amigos, para lá da mestria técnica que nos faz esquecer por completo que estamos a ver um filme cheio de efeitos especiais se há uma coisa que é verdadeiramente fabulosa nesta história é precisamente a interpretação de Noomi Rapace na pele de sete irmãs totalmente diferentes e que nos faz esquecer por completo que não estão a ser representadas por actrizes diferentes; ( de referir também a actriz infantil que desempenha as 7 irmãs quando eram crianças e que faz também um trabalho fantástico nesta aventura ).

GIF

Por isso ignorem o paleio das reviews americanizadas e desta vez recomendo que prestem atenção ao que muito espectador tem comentado sobre o filme depois de o ver pela net fora.
[“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] está no bom caminho para também se tornar em mais um filme de culto. Tal como aconteceu com o fabuloso “JOHN CARTER” que pelo visto ninguém nos EUA viu mas que depois bateu recordes de pré-encomendas na amazon quando estava para sair em bluray, também este thriller de ficção-científica Europeu parece agora estar a ganhar reputação para lá da sua discreta carreira nas salas de cinema em 2017, porque este é um daqueles filmes que depois de o vermos ficamos imediatamente com vontade de o recomendar aos amigos.

What-Happened-Monday-15 What-Happened-Monday-26

É que para além de tudo, ainda tem um bom twist final; daqueles que nos cai em cima na altura certa e dá imensa textura a tudo o resto que até então tinhamos visto na história; uma história que é essencialmente um thriller de acção high-tech mas que contrariamente ao que certas reviews americanas parecem querer fazer crer é na realidade uma excelente proposta. Especialmente tendo em conta o contexto do prório final que lhe dá ainda mais adrenalina. Para nem falar da prestação de Rapace que é fabulosa a todos os níveis e que depois deste filme é bem capaz de se ter tornado na minha actriz preferida actualmente.

What-Happened-Monday-27 What-Happened-Monday-21

ORWELL GAMES

Sim, já vimos isto antes.
[“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] é mais uma daquelas histórias passadas num futuro-fascista estilo “1984” de George Orwell embora inevitávelmente produzida com uma estética em modo “Hunger Games” para ser moderno e encaixar naquilo a que as audiências pipoca estão habituadas para não fugir muito à regra.
No entanto visualmente o filme é muito bom e o facto de ter sido todo rodado na Roménia tirando partido da sua arquitectura dá-lhe uma atmosfera opressiva particularmente cativante. Apesar de ser um filme carregado de efeitos especiais parece nunca abusar deles e o espectador raramente se recorda que está a ver uma aventura passada num universo intensamente artificial, pois tudo neste futuro negro está representado de forma particularmente real e credível. Até o design da própria tecnologia está muito bem pensado na sua própria aparente simplicidade.

What-Happened-Monday-34 What-Happened-Monday-45

[“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] é outra distopia sobre o fim do mundo tal como o conhecemos.
Daqui a umas décadas o crescimento da população mundial atinge níveis tão elevados que essencialmente a Terra está à beira de colapsar em termos ecológicos pois os recursos do planeta foram essencialmente esgotados para permitir a existência de tanta gente.
Para evitar o desastre final, o Governo ( mundial (?) ), institui uma política de um só filho e todas as crianças que nascerem a seguir por casal serão recolhidas pela policia do Estado e colocadas contra a vontade dos pais em hibernação artificial até ao dia em que o planeta possa voltar a suportar a sua existência.

What-Happened-Monday-47 What-Happened-Monday-32

Como tal, até mesmo casais que têm mais do que um filho são perseguidos pois a existência de – irmãos – é considerada um crime pois cada criança extra implica que o Estado disponibilize recursos que não prentende dispensar.
Além disso a própria biosfera alterada do planeta fez que cada vez mais surgissem penas mutações até na forma como os humanos se reproduzem e é precisamente neste contexto que nascem as sete protagonistas desta história.

What-Happened-Monday-46 What-Happened-Monday-28

Sete gémeas que tendo nascido em segredo longe do olhar do Estado são escondidas num apartamento pelo seu avô que cuida delas ao longo de várias décadas. O problema é que para que tal aconteça sem ninguém suspeitar, cada uma das raparigas quando sai para a rua tem que assumir uma única identidade; a da sua falecida mãe e como tal independentemente da personalidade única de cada uma delas em público todas têm de se comportar como sendo apenas uma única pessoa. Cada rapariga tem o nome de um dia da semana e só nesse dia pode colocar os pés fora do apartamento.
E claro que um dia a coisa corre mal, quando “Segunda-Feira” não regressa a casa ao final do dia.

What-Happened-Monday-04 What-Happened-Monday-08

HIGH TECH ACTION THRILLER

Sim, a aventura é prevísivel, ( embora o twist final seja muito bom ) mas estamos na presença de um daqueles filmes tão bem executados que pouco importa que a sua estrutura de thriller seja algo redundante. Não apenas Noomi Rapace é realmente o grande motivo para acompanharmos esta história como ainda por cima em termos de cinema de acção [“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] é verdadeiramente notável. As sequências de luta corpo a corpo são do melhor naquele estilo cru que irá agradar por completo a quem gostou por exemplo do “TAKEN” original ou do igualmente extraordinário “THE RAID REDEMPTION” e tudo o resto num registo mais épico mantém o mesmo registo do príncipio ao fim.

What-Happened-Monday-29 What-Happened-Monday-13

[“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] tem uma adrenalina que não dá descanso ao espectador, personagens cativantes, montes de suspense bem orquestrado, uma óptima vilã ( Glen Close ) e é cinema de acção do melhor a fazer inveja a tudo o que possam ter vsito saído de Hollywood nos últimos tempos.
Estamos na presença de um grande filme de acção com uma atmosfera sci-fi distópica do melhor que não devem perder de todo e que só peca mesmo porque não escapa a alguma previsibilidade inevitável nestes casos tendo em conta que isto é suposto ter algum apelo comercial claro está.
Mas estamos na presença de um thriller e acção do melhor.

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

Um dos melhores e mais inesperados thrillers de acção high tech dos últimos tempos. Violento quanto baste, previsível é certo mas nem por isso menos interessante. Acima de tudo é uma verdadeira montanha russa de adrenalina do princípio ao fim e como já disse, se gostaram de “Taken” ou de “The Raid Redemption” e gostaria de ter o mesmo tipo de experiência visceral em termos de sequências de acção desta vez com um toque sci-fi então [“WHAT HAPPENED TO MONDAY?“] é o vosso filme.

Cinco Planetas Saturno

Um título daqueles que se gostarem dele irão recomendar aos amigos sem lhes dizer absolutamente nada sobre o que irão ver. Um filme que demonstra muito bem que no que toca a cinema sci-fi de acção a Europa também é muito bem capaz de dar cartas.

A favor: Noomi Rapace é incrível, os efeitos especiais “invisiveis” são notáveis, excelentes cenas de acção, óptimo design, bons personagens a todos os níveis, montes de adrenalina do princípio ao fim, politicamente incorrecto e não tem medo de ser violento, excelente pequeno twist no final da história.

Contra: a inevitável previsibilidade do próprio conceito base da história.

——————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER



——————————————————————————————————

MKG OF dos efeitos


——————————————————————————————————

IMDb

What-Happened-Monday-01

http://www.imdb.com/title/tt1536537

——————————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de :

capinha_pandorum capinha_cargo capinha_Defiance.jpg capinha_natural-city capinha_CLOUD ATLAS.jpg capinha_MUTANTCHRONICLES.jpg capinha_THEGIRLWITHALLTHEGIFTS.jpg capinha_LOCKOUT.jpg

———————————————————————————————

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s