“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI” (“TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA”) Martin McDonagh (2017) EUA

OH…
WOW !

Não estava nada à espera disto !!
[“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] é bem capaz de ser um dos melhores filmes norte americanos que vi talvez na última década !
Uma produção de Hollywood onde não se consegue mesmo adivinhar o que vai acontecer a seguir ?! WOW  MESMO !!

THREE_BILLBOARDS_03

Há cenas neste thriller dramático / comédia negra (?) tão inesperadas que nos apanham mesmo de surpresa. Estamos sempre tão habituados a ver certas cenas seguirem a tal estrutura formulática que [“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] agora nos atinge como um verdadeiro murro no estômago no melhor dos sentidos.
Este argumento original é tão bom que eu pensava que isto tinha sido adaptado de um romance pois tem uma qualidade literária que raramente se encontra neste tipo de cinema. Notável na forma como cria um universo único, muito consistente e inesquecível.
Um verdadeiro filme de culto para os anos futuros sem sombra de dúvida.

THREE_BILLBOARDS_24 THREE_BILLBOARDS_37

WORDS MATTER

Não me recordo de ver um drama norte americano saído do mainstream de Hollywood com personagens tão humanos quanto este em muito tempo. Aliás, nem me lembro de algo parecido puramente americano. Talvez a coisa mais semelhante em tom dramático tenha sido o fabuloso “MY BLUEBERRY NIGHTS” com Jude Law e Norah Jones mas mesmo esse foi na sua essência um filme Chinês de Wong Kar Wai rodado na América e por isso não conta pois se há algo que os orientais sabem fazer é humanizar personagens no seu cinema. [“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] também tem um enorme sabor ao genial “THE BIG LEBOWSKY” no que toca à forma politicamente incorrecta como usa um humor negro “do pior” nas alturas mais imprevisíveis e como tal esta nova e extraordinária história de uma mulher que procura justiça para a morte da sua filha quase que se pode considerar uma mistura de dois “géneros” embora ambientado numa atmosfera mais rural do interior dos EUA.

THREE_BILLBOARDS_07 THREE_BILLBOARDS_35

[“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] é uma história poderosa, com mensagens profundamente humanas e interpretações absolutamente incríveis.
Eu como estou afastado de tudo o que tenha a ver com Óscares há muito nem sabia que isto estava nomeado para 7, mas se o está por mim mais valia nem fazerem cerimónia este ano. Davam os 7 prémios a toda esta gente e ia tudo para casa.
A imprevisibilidade da estrutura do argumento, a forma como os personagens evoluem e principalmente como nos fazem ficar a gostar muito deles num universo onde nada é o que parece e ninguém é imutável é o grande ponto forte deste filme.

THREE_BILLBOARDS_06 THREE_BILLBOARDS_13

I KNOW BABY

É acima de tudo uma história sobre empatia e sobre emoções, sobre ligações e sobre como podemos ter coisas em comum com aqueles que se calhar julgamos serem nossos inimigos quando essa percepção se calhar pode mudar quando algo acontece para mudar um contexto muito particular nas vidas de cada pessoa em confronto.
É também uma história sobre o poder das palavras e sobre como estas podem ser usadas para mudar vidas e alterar percepções.

THREE_BILLBOARDS_04 THREE_BILLBOARDS_41

Há tanto para dizer sobre [“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] mas infelizmente este é um daqueles filmes que não merecem ser descritos mas sim vistos e qualquer referência mais descuidada numa review como esta irá estragar-lhes por completo a experiência num filme que merece ser visto sem que saibam absolutamente nada sobre ele como me aconteceu a mim.
[“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] conta uma história aparentemente simples mas onde nada é o que parece. Uma mulher cujo a filha foi assassinada e violada sete meses atrás, farta da ineficácia das autoridades locais resolve alugar três enormes cartazes à beira da estrada para neles desafiar a falta de resultados com frases de acusação certeiras. Algo que não irá cair bem à população local que logo se divide, gerando um sem número de situações que irão mudar a vida de todos os personagens.

THREE_BILLBOARDS_31 THREE_BILLBOARDS_09

HEY, FUCKHEAD !

[“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] conta com os melhores diálogos e mais politicamente incorrectos que me lembro de ver em muito tempo e não se preocupa de todo com isso. Os personagens têm coisas para dizer e dizem-no no filme tal como falariam na vida real e isso é algo que raramente já se vê retratado no cinema politicamente correcto de Hollywood na era do Tio Trump. Como tal metade do divertimento neste filme é espantar-nos com o que se ouve saído da boca daqueles personagens inesquecíveis por serem tão genuínos e reais. E também com as suas acções que acompanham perfeitamente cada linha de diálogo.

THREE_BILLBOARDS_33 THREE_BILLBOARDS_38

Esquecemos por completo que por detrás daquelas pessoas estão actores e isto é o maior elogio que se pode fazer a nomes tão conhecidos como Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell e Peter Dinklage que aqui encarna um personagem semelhante aquele que viveu no fabuloso filme de culto “THE STATION AGENT / A ESTAÇÃO” de que irei falar por aqui em breve. Aliás em termos narrativos [“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] faz lembrar bastante esse pequeno filme de Dinklage pela forma como passa do drama à comédia politicamente incorrecta numa questão de segundos; apenas agora temos uma história de contornos policiais à mistura.

gif

Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell estão simplesmente incríveis nesta história em que os três terão possivelmente as melhores prestações das suas carreiras.
E este é mesmo um daqueles filmes em que se torna injusto não referir cada um dos actores pois inclusivamente os secundários e os terciários (?) não apenas são indispensáveis para a textura do filme como inclusivamente têm prestações do melhor.

THREE_BILLBOARDS_36 THREE_BILLBOARDS_26

E é bom ver que finalmente Hollywood começa a não ter receio de entrar por temáticas politicamente incorrectas retratando-as de forma genuínamente humana e sem artificialismos no que toca à construção de personagens ou situações. [“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] conta com cenas viscerais absolutamente geniais e inesperadas ( não vejam o trailer ! ) que os irá surpreender certamente se esperam que isto seja o típico thriller policial passado no interior dos EUA.
E já agora tenham muita atenção à miúda que faz de “loura burra” em versão morena pois ela é capaz de roubar todas as cenas em que entra. Só de olharmos para o seu ar “clueless” já estamos a rir e a forma como o filme a usa precisamente pelo meio do drama mais visceral é simplesmente genial e hilariante.

THREE BILLBOARDS OUTSIDE OF EBBING, MISSOURI THREE_BILLBOARDS_14

HEAVEN WITH YOU

[“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] consegue ser para lá de muita coisa também uma pequena mas enorme história de amor. Não posso revelar nada sobre isso aqui mas basta dizer que quem conhece bem o cinema oriental e a forma como estes constroem histórias de amor simples mas poderosas vai gostar de ver algo muito semelhante finalmente aparecer num título saído de Hollywood depois de tanto pseudo romance de plástico. A caracterização da relação entre o Xerife e a sua mulher são a alma daquilo que depois irá desenrolar todos os acontecimentos que se ligarão entre si apesar de à partida parecerem não ter nada em comum.

THREE_BILLBOARDS_18 THREE_BILLBOARDS_32

[“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] é para mim um filme quase, quase 100% perfeito a todos os níveis e só não o é por causa do seu final.

O FINAL * sem SPOILERS (?) *

Na verdade isto não é bem um *spoiler” mas uma referência ao facto de eu também concordar em absoluto com toda a gente que escreve e diz por aí que mesmo tendo adorado o filme, a forma como este acaba é mesmo muito injusta para o espectador.
Na verdade se estivermos atentos a resolução está lá, mas [“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] é tão bom e quando chegam os minutos finais já estamos tão investidos no destino dos personagens que o realizador/argumentista não nos ter dado pelo menos mais uma cena de forma a “concluir” as histórias é algo que nos deixa mesmo muito frustrados nos segundos finais que terminam este filme !
Isto assim não vale !!

THREE_BILLBOARDS_19 THREE_BILLBOARDS_39
Queremos mais ! Aqui estamos perante um momento em que Hollywood poderia ter sido mais mainstream, raios; pois já não importaria. Não havia necessidade de [“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] concluir um final tão -“indie”– assim pá !!

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

Já entrou para a lista de filmes da minha vida sem qualquer sombra de dúvida. Adorei tudo, desde a imprevisibilidade da história até à humanização dos personagens.
Só é pena não nos mostrar mais uma cena ou duas no final mas nem isso será razão para lhe tirar pontos pois [“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] é um filme absolutamente notável com interpretações inesquecíveis e um sentido de humor negro politicamente incorrecto como poucos.
Entreguem lá os Óscares todos a isto e mandem mas cá para fora o Bluray fachavor que eu já vi isto há 24 horas e ainda não posso ir comprar o filme.

Cinco Planetas Saturno e um Gold Award

    

[“THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI“] é uma verdadeira tempestade de ar fresco no panorama de Hollywood. Tem certas semelhanças com o igualmente fabuloso “COLLATERAL BEAUTY” na forma como nos faz questionar certas coisas e nos dá uma visão da vida a que normalmente não prestamos atenção mas fá-lo de forma menos mainstream, muito mais crua e que não podia ter resultado melhor.

THREE_BILLBOARDS_34 THREE_BILLBOARDS_21

A favor: a história, a imprevisibilidade de tudo, os personagens, as interpretações, a emotividade genuinamente humana, a love story, a morena burra, os actores secundários, a evolução dos personagens, a atmosfera divertida que se intromete nos momentos mais inesperados, o humor negro altamente corrosivo e politicamente incorrecto, os diálogos citáveis, a banda sonora, a fotografia, a realização, é uma das histórias mais genuinamente humanas saídas de Hollywood em anos.

Contra: o final deveria ter tido pelo menos mais uma cena pá !! Isto assim não vale !!

——————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER ( Contém *minor spoilers* )
Se não sabem nada sobre esta história recomendo vivamente que não vejam este trailer antes de verem o filme tal como eu vi sem fazer ideia do que ia encontrar pela frente.
Não tem muitos *spoilers* mas o trailer estragará a frescura da história pois parte do fascínio nisto é não sabermos bem o que poderá acontecer a seguir.  😉


——————————————————————————————————

REVIEW ADICIONAL ( Sem Spoilers )
https://www.wsj.com/articles/three-billboards-outside-ebbing-missouri-review-signs-of-life-too-vivid-to-miss-1510253127

REVIEW ADICIONAL 2 ( Sem Spoilers )


——————————————————————————————————

ENTREVISTA COM FRANCIS McDORMAND


——————————————————————————————————————

IMDb

THREE_BILLBOARDS_01

https://www.imdb.com/title/tt5027774

——————————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de :

Be With You capinha_COLLATRALBEAUTY

——————————————————————————————————

 

Anúncios

One thought on ““THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI” (“TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA”) Martin McDonagh (2017) EUA

  1. O elenco faz um excelente trabalho, gostei. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Eu tambem assisti o filme O conto e simplesmente adorei o tema é muito interessante. O conto é um filme de drama bom quem fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações, o elenco faz um excelente trabalho. Sem dúvida a veria novamente.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s