“THE DISASTER ARTIST” / “THE ROOM” (“THE DISASTER ARTIST” / “UM DESASTRE DE ARTISTA” / “THE ROOM”) James Franco / Tommy Wiseau (2017) / (2003) EUA

Ando para escrever sobre [“THE ROOM“] há anos por aqui mas até agora nunca tinha encontrado a melhor forma de o fazer pois quem viu o filme sabe perfeitamente como é díficil falar sobre ele junto de quem nem imagina o que lhe vai cair em cima. [“THE ROOM“] é o melhor exemplo daquele tipo de filme que não pode ser descrito e tal como muita gente refere, mais do que um filme isto é mesmo uma verdadeira experiência out of body.

THE-ROOM-09

YOU´RE TEARING ME APART LISA !!!

Há quem o classifique como o CITIZEN KANE do mau cinema e eu não podia estar mais de acordo. A sua honestidade e inocência ao mesmo tempo que consegue ser embaraçante a níveis épicos é precisamente aquilo que o coloca numa verdadeira categoria à parte e em última análise o transforma num grande filme dentro de um certo contexto muito específico; (quase) a este nível só talvez o mítico e genial “THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW” e mesmo esse funciona como filme para lá de todo o seu kitch, coisa que  [“THE ROOM“] não faz por mais que tente desesperadamente .
Também por causa disto sempre foi um título sobre o qual eu nunca consegui escrever.
Até [“THE DISASTER ARTIST“] aparecer do nada.

the-disaster-artist-01

HI DOGGIE !

Este vai ser mais um daqueles posts 2 em 1 , pois falar sobre [“THE DISASTER ARTIST“] sem recomendar também [“THE ROOM“] a partir deste incrível filme sobre Cinema realizado por James Franco será quase obrigatório e indissociável pois os dois títulos estarão para sempre ligados um ao outro a partir de agora. Aliás bom, bom seria virem os dois numa única edição especial em bluray quando o filme de Franco sair…isso é que era !
Sendo assim, comecemos por falar sobre [“THE DISASTER ARTIST“].

the-disaster-artist-01B the-disaster-artist-13

Não é por acaso que esta realização de James Franco abre com depoimentos de inúmeros famosos do cinema e televisão de Hollywood comentando sobre o impacto que [“THE ROOM“] teve sobre eles. Normalmente isto poderia ser considerado a típica introdução apenas para contextualizar mais “um filme baseado em factos reais” mas desta vez não será de todo o caso. E logo aqui se torna complexo tentarmos explicar isto a toda a gente que nunca viu [“THE ROOM“] e por isso nem vou tentar.

the-disaster-artist-26 the-disaster-artist-03

[“THE DISASTER ARTIST“] é uma adaptação de um livro com o mesmo nome escrito por Greg Sestero. Sestero foi também junto com Tomy Wiseau o infeliz (?) protagonista do original [“THE DISASTER ARTIST“] e o livro surgiu da necessidade do autor colocar num único texto resposta para as inúmeras questões que ao longo dos últimos anos são sempre colocadas por quem viu [“THE ROOM“] pelo menos uma vez e não quer ainda acreditar no que viu ou que alguém, alguma vez tivesse concordado em participar numa obra assim.
À cabeça de todas as questões segundo Sestero esteve sempre a pergunta : – “Mas … porquê ?!!“.

the-disaster-artist-08 the-disaster-artist-11

[“THE DISASTER ARTIST“], o filme, para quem não quiser ler o livro, responde agora a esta e a todas as outras questões que vocês sempre tiveram sobre a existência de um filme como [“THE ROOM“] e embora Franco não tenha incluído tudo o que está no livro de Sestero faz no entanto um trabalho fabuloso a resumir as principais desculpas para que um filme assim tenha conseguido ver a luz do dia. A ter alguma coisa de menos boa só se pode dizer que [“THE DISASTER ARTIST“] suavizou até algumas das situações pois parece que a realidade foi ainda mais estranha que a ficção se é que tal lhes é possível de acreditar. Se viram [“THE ROOM“] acreditam.

the-disaster-artist-10 the-disaster-artist-12

OH, HI MARK…

Mas para lá de ser uma hilariante recriação das filmagens de [“THE ROOM“] e do ambiente que as rodeou [“THE DISASTER ARTIST“] surpreendeu por ser acima de tudo uma história particularmente humana, não apenas sobre o Sonho Americano mas principalmente sobre o poder de sonhar. Para lá de conter cenas hilariantes à volta de tudo o que rodeou o comportamento de Tommy Wiseau este filme é uma verdadeira homenagem ao poder da determinação de qualquer pessoa e um daqueles feel-good movies que chega ao fim e não parece de todo artificial; especialmente porque sabemos que a realidade não andou muito longe do que James Franco colocou no filme.
Acima de tudo é também uma grande história de amizade entre dois tipos que à partida não tinham nada em comum a não ser o sonho de alcançarem o topo de Hollywood.

the-disaster-artist-34 the-disaster-artist-32

O que não deixa de ser fascinante, pois neste momento não há dúvida que o conseguiram. Como diz alguém no próprio filme, ninguém se lembra de quem ganhou o Óscar em 2003 mas [THE ROOM“] continua ainda em exibição em dezenas de salas de cinema por todo o mundo e a ganhar cada vez mais terreno com uma popularidade que não pára de crescer; especialmente agora com [“THE DISASTER ARTIST“] a gerar ainda mais curiosidade sobre o filme. Quinze anos depois de ter sido um fracasso indiscritível para o seu autor, pois num orçamento de mais de 6 milhões de dólares bancados pelo próprio Wiseau, só fez $1800 de bilheteira na altura. Wiseau ainda chegou a pagar para o filme ficar na sala em que estrou por mais umas semanas na esperança de ser notado pela academia e conseguir uma nomeação para o Óscar se é que acreditam em tal coisa. O que só demonstra que por detrás de um filme assim só poderia haver alguém como um Tommy Wiseau.

the-disaster-artist-05 the-disaster-artist-07

I´M FROM NEW ORLEANS

Tommy Wiseau , com o seu sotaque inacreditável, nacionalidade desconhecida, fortuna de origem duvidosa e que afirma constantemente ser pelo menos 25 anos mais novo do que é na realidade ainda hoje é ao mesmo tempo hilariante, embaraçante, absolutamente notável e digno de admiração pela persistência e por insistir em que nunca devemos desistir dos nossos sonhos.
Estou convencido que nem Sestero nem Franco terão conseguido arrancar a verdade de Wiseau sobre a sua origem o que o torna imediatamente num dos grandes mistérios de Hollywood por direito e mérito próprio.

the-disaster-artist-21 the-disaster-artist-04

Tudo isto e muito, muito mais é incrivelmente bem captado por James Franco com [“THE DISASTER ARTIST“]; um filme sobre o amor ao cinema e uma das melhores histórias de amizade dos últimos anos que tem muito mais camadas do que apenas a comédia que parece ser ao início. Franco poderia ter facilmente pegado em Wiseau e rodado um filme caricaturando-o e gozado com ele mas não o fez. A interpretação de James Franco só não foi nomeada para Óscar pelo habitual pudor americano ter por azar interferido devido aos sucessivos escândalos sexuais que envolvem actualmente Hollywood e do qual o nome de Franco não conseguiu escapar.

GIF

Apesar de ter ganho um globo de ouro para o melhor actor e [“THE DISASTER ARTIST“] ser considerado um dos melhores filmes de 2017 , Franco e companhia estão surpreendentemente ausentes dos Óscares o que só demonstra o vazio que aqueles prémios se tornaram hoje em dia.

the-disaster-artist-19 the-disaster-artist-14

A recriação de Wiseau por Franco não é apenas incrível na forma como recria todos os tiques e maneirismos da pessoa real como acima de tudo consegue sabe-se lá como andar em perfeito equílibrio naquela corda bamba entre o rídicularizante e o profundamente humano. Apesar de tudo, torcemos por Wiseau e nunca nos desligamos do seu sonho.
Eu não fazia ideia de que Franco era tão bom actor mas com este filme ele dá-nos não só a melhor interpretação da sua carreira como em termos de realização [“THE DISASTER ARTIST“] é um triunfo. Comédia dramática ou drama com comédia a verdade é que o filme tem um equílibrio incrível. E se ao inicio parece vir apenas a ser mais um daqueles biopics típicos, logo o espectador incauto é apanhado em toda a humanização que Franco conseguiu colocar nos personagens e mostrar as suas forças e fragilidades às vezes numa questão de segundos quando o tom de uma cena passa de cómico para triste e vice versa.

the-disaster-artist-15 the-disaster-artist-35

[“THE DISASTER ARTIST“] não é apenas uma das melhores comédias dos últimos anos mas também um drama cativante com personagens de que ficamos mesmo a gostar e com uma alma que raramente se encontra no cinema mainstream de Hollywood. Neste aspecto é a par com “THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBIN MISSOURI” o melhor filme que saiu de Hollywood em muito tempo.
Em certas alturas em termos de drama na forma como humaniza toda a gente na história remete imenso par ao melhor do cinema oriental ; ( não esquecendo personagens secundários ).

the-disaster-artist-33 the-disaster-artist-22

A interpretação de Franco eclipsa tudo o resto mas não podemos deixar de admirar Dave Franco que eu desconhecia por completo. Irmão de James na vida real, Dave interpreta aqui Greg Sestero e é através dele que acompanhamos o desenrolar da origem de [“THE ROOM“] mas também toda a história de derrota e sucesso que gira à volta de Tommy Wiseau. Dave Franco como Greg Sestero é o contraponto perfeito para o Wiseau de [“THE DISASTER ARTIST“] e em termos de prestação não fica nada atrás do seu irmão na minha opinião.
O resto do elenco também é do melhor, com Seth Rogen em destaque como o stressado consultor de argumento que contribui para os melhores momentos de humor do filme.
Um dos melhores filmes dos últimos anos.
Sendo assim vamos às classificações porque isto hoje vai em dose dupla.

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO THE DISASTER ARTIST

the-disaster-artist-01B

Resumindo, o que se pode dizer sobre [“THE DISASTER ARTIST“] …
Se ainda não o viram mas conhecem bem [“THE ROOM“] é tudo o que sempre quiseram saber sobre o making of desse clássico inacraditável e como tal nem sei do que estão à espera para ir a correr ver isto.
Se não fazem ideia do que é [“THE ROOM“] então não pode haver melhor introdução do que esta; a não ser que leiam o livro de Sestero.

Cinco Planetas Saturno e um Gold Award

     

Grandes interpretações, uma história humanamente hilariante e fascinante ao mesmo tempo e uma realização de Franco notável para um material que eu julgava ser absolutamente impossível de adaptar ao cinema. Brilhante.

NOTA IMPORTANTE: No final, durante os créditos é mostrada uma comparação entre o filme original e a recriação e vale mesmo a pena. Mas o melhor está mesmo no fim dos créditos. VEJAM ATÉ AO FINAL DOS CRÉDITOS MESMO ; ( ideal para conhecedores gourmet de The Room ). 😉

COMP

Encontram o filme aqui. (legendas pt/br)…

A favor: Franco, Dave, Seth, todos os personagens de background, a recriação das filmagens de THE ROOM, a realização, o equílibrio ente o drama e comédia, a humanização da história.

Contra: Não está nomeado para Óscares…

GIF2

——————————————————————————————————

NOTA 2: A propósito de filmes sobre os bastidores do cinema série-Z se nunca viram “HOLLYWOOD BOULEVARD 2” com a ex-porn star Gynger Lynn num papel romântico normalíssimo nem sabem o que perdem e devem seguir já para a minha review se curtiram o ambiente da recriação das filmages de The Room em The Disaster Artist. 😉

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO PARA THE ROOM

THE-ROOM-17

Eu era para ir agora de seguida escrever então aqui sobre [“THE ROOM“] especificamente mas é redundante, pois se não sabem o que é, nada melhor do que verem [“THE DISASTER ARTIST“] antes de o verem. Também o podem tentar ver assim sem qualquer preparação psicológica mas aí estão por vossa conta. Boa sorte.

Cinco Planetas Saturno

    

Sim, porque [“THE ROOM“] é ele próprio uma categoria à parte e portanto não pode ser comparado com mais nada. Absolutamente genial de tão mau que é mas ao mesmo tempo tão genuíno que podemos sentir a sua humanidade por detrás de todas as suas hilariantes fragilidades o que quer dizer que num certo contexto [“THE ROOM“] atingiu finalmente e por ruas travessas todo o seu propósito de comover o espectador. Tommy Wiseau venceu.


A favor: é mau como o raio.

Contra: é mau como o raio.

——————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS
Podem ver os trailers à vontade pois nada estraga este filme.

TRAILER 1


——————————————————————————————————

TRAILER 2


——————————————————————————————————

TRAILER 3

——————————————————————————————————

ARTIGOS E REVIEWs QUE VALEM A PENA

http://horrornews.net/91982/film-review-the-room-2003-cult-film/

https://nylon.com/articles/ari-graynor-disaster-artist-movie-interview

http://www.majorceleb.com/dave-franco-says-finally-working-with-his-brother-on-the-disaster-artist-was-weird/

SOBRE O NOVO FILME DE TOMMY WISEAU E GREG SeSTERO !!!
Sim, esta dupla está de volta o que só demonstra que isto na vida há caminhos inesperados que nos podem conduzir ao nosso sonho mesmo quando tudo parece acabado. Graças ao sucesso de culto de The Room e agora à projecção de The Disaster Artist , Tommy e Greg estão de volta com um novo filme – “BEST FRIENDS” que só pode ser genial.

Trailer “Best Friends”

http://www.denofgeek.com/us/movies/best-friends/271236/best-friends-trailer-the-room-s-tommy-wiseau-stars-in-dark-comedy

——————————————————————————————————

VIDEOS

——————————————————————————————————

 

THE ROOM COMPLETO NO YOUTUBE.

——————————————————————————————————

——————————————————————————————————

IMDb
https://www.imdb.com/title/tt3521126

——————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de:

capinha_operation-avalanche  capinha_skindeep capinha_starwarsXXX capinha_FANBOYS.jpg capinha_MOONWALKERS capinha_Hollywood Boulevard 2.jpg

——————————————————————————————————

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s