“THE SHASTA TRIANGLE” (“The Shasta Triangle”) Barry W. Levy (2019) EUA

Olha !! Mais um pequeno grande filme de ficção científica independente que é saco de pancada no IMDb.
Vamos lá então salvar isto da classificação miserável atribuída por utilizadores que certamente esperavam um comic-book ou algo mais blockbuster.
[“THE SHASTA TRIANGLE“] é mesmo muito, muito interessante.
E muito bem filmado também.

THE SHASTA TRIANGLE02

Apesar de se notar que é mesmo um pequeno filme; ( basta ver a constante repetição de nomes nos créditos finais para parecer que a coisa tinha mais peso ) a verdade é que [“THE SHASTA TRIANGLE“] não deixa de conter um  bom número de pequenas ideias também, que no seu todo formam um conceito particularmente cativante.
Como curiosidade a produtora e argumentista é a miuda “antipática” da história e fez um trabalho excelente. Tanto com o seu personagem como em toda a dinâmica do mistério.

THE SHASTA TRIANGLE07 THE SHASTA TRIANGLE12

Não quero revelar muito pois o filme na sua totalidade não chega a ultrapassar 1 hora de “longa metragem” + uns seis minutos de créditos finais que rolam muito lentamente. Mas não deixem que esta pequena duração os afaste de [“THE SHASTA TRIANGLE“]. O filme parece maior quando o estamos a ver.
Aos 40 minutos eu pensava que já tinha visto mais de uma hora de filme e isto não porque a coisa fosse chata ou arrastada ou desinteressante. Bem pelo contrário !

THE SHASTA TRIANGLE15 THE SHASTA TRIANGLE13

[“THE SHASTA TRIANGLE“] contém mesmo muitos detalhes que enriquecem o mistério a cada minuto que passa e talvez por ter uma duração tão curta nenhum segundo ou diálogo é desperdiçado, ora para criar personagens cativantes ora para adensar o mistério sobre o que se passou ao redor do desaparecimento do pai da protagonista.
[“THE SHASTA TRIANGLE“] tem ainda tempo para um pequeno twist de que eu não estava à espera e que para mim deu logo mais um ponto ao filme que a certa altura se parece até com uma das minhas séries de scifi favoritas do Netflix “DARK”.

THE SHASTA TRIANGLE10 THE SHASTA TRIANGLE04

[“THE SHASTA TRIANGLE“] é baseado num mistério real que desde há alguns anos parece ocorrer no verdadeiro monte Shasta mas que deixarei também para vocês descobrirem pois tudo isto faz parte da história.
O elenco é bastante bom, as cinco protagonistas funcionam muito bem e são todas suficientemente diferentes para manterem o interesse.

THE SHASTA TRIANGLE11 THE SHASTA TRIANGLE14

Outro dos bons pontos positivos em [“THE SHASTA TRIANGLE“] está na realização. Nada se perde nesta narrativa que depende muito também da óptima montagem e sente-se que cada plano foi planeado ao pormenor para encaixar num todo. A utilização de drones para filmar planos aereos também ajudou a abrir a escala do filme em alguns momentos. Isto aliado a uma boa fotografia faz com que até tecnicamente [“THE SHASTA TRIANGLE“] seja um titulo -indie- de baixo orçamento particularmente fascinante.

THE SHASTA TRIANGLE03 THE SHASTA TRIANGLE17

É óbvio que talvez o seu ponto fraco sejam os efeitos especiais digitais, mas nem sequer são maus, nem nada que se pareça. Apenas refletem o pouco orçamento que esta produção que porventura terá sido quase caseira terá tido e isso nem sequer é algo negativo até porque [“THE SHASTA TRIANGLE“] tem a sua força na história e não nas sequências de acção. Como também não depende de efeitos para funcionar todo o resultado final é particularmente agradável e recomenda-se vivamente a quem gostar muito de ficção-científica e tiver uma hora livre hoje para gastar.
Ignorem as reviews negativas e a baixa classificação que encontrarem no IMDb. Essa malta não deve gostar mesmo de scifi.

THE SHASTA TRIANGLE19 THE SHASTA TRIANGLE05

Só uma nota. Algumas reviews apresentam isto como filme de terror e criam a impressão que de [“THE SHASTA TRIANGLE“] será uma espécie de Blair Witch. Não é.

MK03

É ficção-científica e não precisa sequer de “jump scares” para nada pois o seu ambiente perturbante já é suficientemente creepy.
Também não é um slasher ou um daqueles filmes teens.
O facto das protagonistas serem jovens é apenas isso.

——————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

[“THE SHASTA TRIANGLE“] foi uma boa surpresa. Na verdade não pensei que fosse tão bom e tão interessante. Nota-se o esforço para ser criativo e mantêm-nos agarrados pelo mistério até ao último frame.
Contém excelentes ideias na forma como aborda a premisa da história e apesar de ser um filme muito simples é algo que irá agradar a qualquer fã de sci-fi que goste de cinema independente e não esteja à espera de um blockbuster de Hollywood.

Quatro Planetas Saturno

   

Como filme talvez pudesse ter ficado pelos três Planetas Saturno, até porque é um daqueles que vocês não irão talvez rever tão cedo, mas ganha mais um ponto pela imaginação. A verdade é que tendo em conta o baixo orçamento tudo nesta aventura funciona mesmo muito bem.

A favor: boa história com uma ideia original muito interessante e intrigante, bons personagens, boas interpretações talvez ajudadas por o filme estar bem escrito com bons diálogos, óptima realização, deixa-nos com vontade de saber mais sobre este universo.

Contra: como produção independente indie tem inevitávelmente as limitações inerentes a este tipo de cinema de muito baixo orçamento que tenta ir para lá do que pode mostrar.

—————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER


—————————————————————————————————

IMDb
https://www.imdb.com/title/tt5153588/

MK02

MK01

——————————————————————————————————

Se gostou deste, poderá gostar de:

capinha_dyatlov capinha_area-q capinha_TRIANGLE.jpg capinha_COHERENCE capinha_mandelaeffect

—————————————————————————————————

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s